Gaudium news > Frases e pensamentos de São Francisco Xavier

Frases e pensamentos de São Francisco Xavier

Não me move, meu Deus, para querer-te o céu que me hás um dia prometido: E nem me move o inferno tão temido para deixar por isso de ofender-te.

Sao Francisco Xavier 4

Redação (03/12/2022 08:00, Gaudium Press) A Igreja Católica celebra no dia de hoje, 03 de dezembro, a memória de São Francisco Xavier, santo missionário que foi apelidado como “São Paulo do Oriente”, tal foi seu trabalho evangelizador junto aos orientais.

Antes de sua conversão, Francisco era uma pessoa vaidosa e ambiciosa. Isso só mudou quando conheceu pessoalmente Santo Inácio de Loyola, que lhe repetiu várias vezes a seguinte afirmação: “Francisco, o que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro se perder a sua alma?”.

Sao Francisco Xavier 3

Após converter-se inteiramente para Cristo, São Francisco Xavier foi enviado em missão ao Oriente por Santo Inácio, realizando um ótimo trabalho de evangelização na Índia e no Japão. Apesar de seu grande zelo apostólico lhe indicar a China como novo local para evangelizar, São Francisco Xavier acabou falecendo a caminho desse país asiático.

Suas viagens para anunciar o Evangelho foram tantas que se colocássemos todas elas em uma linha reta, seria possível dar três voltas completas na terra. Por conta de sua amizade e proximidade com Santo Inácio, São Francisco Xavier tornou-se o co-fundador da Companhia de Jesus, ordem religiosa também conhecida como Jesuítas.

Selecionamos algumas frases deste Santo missionário que, ao lado de Santa Teresinha do Menino Jesus, é considerado o Patrono Universal das Missões. Confira:

01-“Engana-se completamente quem põe de lado Deus, o autor, a origem de todo o bem, para firmar as suas esperanças nos homens!…”

02-“A minha incapacidade é grande, mas Deus é todo-poderoso; deposito n’Ele somente, toda a minha confiança”.

Sao Francisco Xavier 2

03-“Não me move, meu Deus, para querer-te o céu que me hás um dia prometido: E nem me move o inferno tão temido para deixar por isso de ofender-te”.

04-“”No mundo há um só bem e um só mal. O único bem, salvar-se; condenar-se, o único mal”

05-“Que ninguém alimente a ilusão de pensar distinguir-se nas coisas grandes, se de antemão não se distinguir nas coisas simples”

06-“Se as alegrias que procura um estudante naquilo que aprende, as procurasse fazendo sentir ao seu próximo aquilo de que precisa para conhecer e servir Deus, quão mais consolado e mais bem preparado estaria para prestar contas de si próprio, quando Cristo vier e lhe pedir: ‘Presta-me contas da tua gestão’”.

Sao Francisco Xavier 1

07-“A ausência da cruz é a ausência da vida”.

08-“O contínuo descuido das imperfeições destrói e desfaz a perfeição”.

09-” Quanto a mim, vingo-me daqueles de quem tenho de me queixar, prestando-lhes todos os serviços que posso”.

10-“Uma vez que foi pela Sua santa misericórdia que nos comunicou estes desejos, perder agora a confiança na Sua misericórdia e no Seu poder perante os perigos que poderemos correr ao Seu serviço é um perigo incomparavelmente superior aos males que todos os inimigos de Deus nos podem causar”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas