Gaudium news > Frases e pensamentos de São Clemente I, Papa

Frases e pensamentos de São Clemente I, Papa

São Clemente, bispo de Roma nos últimos anos do século I, é o terceiro sucessor de Pedro, depois de Lino e Anacleto.

Sao Clemente I bispo de Roma 1

Redação (23/11/2022 10:08, Gaudium Press) No dia de hoje, 23 de novembro, celebramos a memória de São Clemente I, que governou a Igreja Católica entre os anos 88 a 97. Este Santo foi o quarto Papa, tendo assumido a Cátedra de Pedro após Lino e Anacleto.

Sobre sua vida, um dos principais testemunhos vem de Santo Ireneu, Bispo de Lion até 202, que afirma que Clemente ‘tinha visto os Apóstolo’, ‘tinha-se encontrado com eles’, e ‘ainda tinha nos ouvidos a sua pregação e diante dos olhos a sua tradição’ (Adv. Haer. 3,3,3).

De acordo com uma tradição, que remonta ao fim do século IV, São Clemente terminou sua vida com o martírio. Seu nome ficou incluído no Cânon Romano da Missa.

Sao Clemente I bispo de Roma 2

Confira abaixo algumas frases ditas por este Santo tão importante na história da Igreja:

1 – “Percorramos todas as épocas do mundo e verificaremos que em cada geração o Senhor concedeu o tempo favorável da penitência a todos os que a ele quiseram converter-se”.

2 – “Senhor Perdoai nossas infidelidades e injustiças, nossos pecados e delitos”.

3 – “Dai-nos concórdia e paz, a nós e a todos os habitantes da terra, como as destes a nossos antepassados, que piedosamente vos invocavam na Fé e na verdade”.

4 – “Fixemos atentamente nosso olhar no Pai e Criador do universo e desejemos com todo ardor seus dons de paz e seus magníficos e incomparáveis benefícios”.

5 – “Senhor, mostrai-nos vossa face e possamos nós gozar dos bens na paz à sombra de vossa mão poderosa; por vosso braço estendido sejamos livres de todo pecado; guardai-nos daqueles que nos odeiam sem motivo”.

Sao Clemente I bispo de Roma 4

6 – “Quanto maior o conhecimento com que somos distinguidos, tanto maior o perigo a que estamos expostos”.

7 – “Abertos os olhos de nosso coração, conheçamos a vós somente, altíssimo entre os altíssimos, santo a repousar entre os santos”.

8 – “Concedei-nos, Senhor, a graça de esperar em vosso nome, princípio de toda criatura”.

9 – “Noé proclamou a penitência, e todos que o escutaram foram salvos. Jonas anunciou a ruína aos ninivitas, mas eles, fazendo penitência de seus pecados, reconciliaram-se com Deus por suas súplicas e alcançaram a salvação, apesar de não pertencerem ao povo de Deus”.

10 – “Jesus Cristo Nosso Senhor, segundo a vontade divina, derramou o seu sangue por nós, imolou a sua carne para redimir a nossa carne, deu a sua vida para salvar a nossa vida”.

Sao Clemente I bispo de Roma 3

11 – “Os grandes não podem sem os pequenos, nem os pequenos sem os grandes. Em tudo existe alguma mistura e nela está a vantagem”.

12 – “Fixemos atentamente o olhar no sangue de Cristo e compreendamos quanto é precioso aos olhos de Deus, seu Pai, esse sangue que, derramado para nossa salvação, ofereceu ao mundo inteiro a graça da penitência”.

13 – “Que todas as nações vos conheçam, porque só vós sois Deus, e conheçam igualmente a Jesus Cristo, vosso Filho, e com elas também nós, o vosso povo e as ovelhas do vosso rebanho”.

14 – Senhor, vós sois “cheio de sabedoria ao criar e prudente em firmar as coisas criadas. Sois bom em tudo quanto é visível, fiel para com aqueles que em vós confiam, benigno e misericordioso”.

15 – “Não acuseis de pecado vossos servos e vossas servas, mas purificai-nos em vossa verdade e conduzi nossos passos para caminharmos com piedade, justiça e simplicidade de coração, fazendo tudo o que é bom e agradável a vossos olhos e diante de nossos pastores”.

16 – “Os que perseveraram na paciência tiveram por herança glória e honra”.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas