Gaudium news > Frases e orações de Santo Hilário de Poitiers

Frases e orações de Santo Hilário de Poitiers

“Foi sempre privilégio da Igreja, vencer quando é ferida, progredir quando é abandonada, crescer em ciência quando é atacada”.

Santo Hilario de Poitiers

Redação (13/01/2021 16:00, Gaudium Press) Santo Hilário de Poitiers, cuja a festa se comemora todo dia 13 de janeiro, recebeu importantíssimos títulos da Igreja Católica, dos quais se destacam o de Padre da Igreja e Doutor da Igreja.

Apelidado como “Martelo dos Arianos” e “Atanásio do ocidente”, combateu as heresias do arianismo através de sua pregação e seus escritos. Confira abaixo uma seleção de frases ditas por este Santo apologeta da Igreja Católica:

“Foi sempre privilégio da Igreja, vencer quando é ferida, progredir quando é abandonada, crescer em ciência quando é atacada”.

Santo Hilario de Poitiers 6

“Nós somos pobres, e por isso pedimos o que nos falta; perscrutamos com esforço obstinado as palavras de vossos profetas e apóstolos, e batemos com insistência para que se abram para nós as portas do conhecimento da verdade. Mas é somente de Vós que depende dar o que se pede, estar presente, quando se procura, e abrir para quem bate”.

“Ainda que tenhamos reconhecido Deus, temos de renunciar a nomeá-Lo: sejam quais forem as palavras empregues, não conseguem exprimir Deus tal como Ele é, nem traduzir a sua grandeza”.

“A maior alegria que podemos dar a Maria Santíssima é a de levar Jesus Eucarístico no nosso peito”.

“Este Salmo (Sl 14) deve estar fundado no íntimo, escrito no coração, anotado na memória; o tesouro da sua rica brevidade deve ser confrontado conosco em todos os momentos. E assim, adquire esta riqueza no caminho rumo à eternidade e habitando na Igreja, poderemos finalmente repousar na glória do corpo de Cristo”.

Santo Hilario de Poitiers 3

“Agindo de acordo com estes preceitos (escritos no Salmo 14), mora-se no santuário, repousa-se no monte. Por conseguinte, permanecem salvaguardadas a observação dos preceitos e a obra dos mandamentos”.

“Tudo o que aconteceu com Cristo dá-nos a conhecer que, depois da imersão na água, o Espírito Santo voa sobre nós do alto do Céu e que, adotados pela Voz do Pai, nos tornamos filhos de Deus”.

“As honrarias desse mundo são negócios do demônio”.

“É por isso que rezo, ‘a fim de que Vós enchais as velas desfraldadas da nossa Fé e da nossa profissão, com o sopro do vosso Espírito, e que me impulsione para a frente, na travessia do meu anúncio’ (I 37, CCL 62, 35 s.)”.

“Temos de acreditar nele (em Deus), de procurar compreendê-Lo e de adorá-Lo; fazendo-o, estaremos a falar dele”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas