Gaudium news > História, Oração e Frases de São José de Anchieta

História, Oração e Frases de São José de Anchieta

São José de Anchieta é conhecido como padroeiro dos catequistas e Apóstolo do Brasil, por ter sido um dos pioneiros na introdução do catolicismo no país.

Sao Jose de Anchieta 1

Redação (09/06/2023 09:53, Gaudium Press) A Igreja Católica celebra no dia de hoje, 9 de junho, a memória de São José de Anchieta, apóstolo do Brasil e padroeiro dos catequistas.

Nascido nas Ilhas Canárias no dia 19 de março de 1534, viajou para a cidade portuguesa de Coimbra para estudar. Em Portugal teve o primeiro contato com a Companhia de Jesus e com o testemunho de São Francisco Xavier.

Aos 17 anos, diante de uma imagem de Nossa Senhora, optou por seguir a vida religiosa, se comprometendo a abandonar tudo e servir a Deus. No ano 1551 ingressou na como noviço na Companhia de Jesus.

Sao Jose de Anchieta 4

Em 1553, após fazer seus votos de pobreza, castidade e obediência, foi enviado ao Brasil. Mesmo ainda não tendo sido ordenado sacerdote, iniciou seu trabalho de evangelização na Terra de Santa Cruz.

Aprendeu a língua Tupi-Guarani para melhor evangelizar os indígenas. Esteve em diversos lugares do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia. Faleceu no dia 9 de junho de 1597, sendo beatificado em 1980, por São João Paulo II e canonizado em 2014 pelo Papa Francisco.

Sao Jose de Anchieta 3

Frases de São José de Anchieta

01 – “Ainda que viesse ao Brasil, não mais que para ganhar uma alma, tivera por bem empregada minha vinda e todos os trabalhos passados”.

02 – “Os maus e pecadores andam sempre na roda como vasos de barro postos na mão do oleiro”.

03 – “A boa educação é moeda de ouro. Em toda a parte tem valor”.

04 – “É certo que a soberba, com seus afãs, só compra o inferno e com pouco trabalho o humilde compra o céu”.

05 – “Suportamos tudo isso, por amor dos eleitos”.

06 – “Todas as vezes que injúrias e queres mal a teu próximo, injúrias e queres mal a Deus, que é seu irmão”.

07 – “Tira do meu coração e do meu espírito a insegurança, a intranquilidade e o medo, fazendo-me viver na serenidade e na paz”.

Sao Jose de Anchieta 5

Oração a São José de Anchieta nas epidemias

São José de Anchieta, o Apóstolo do Brasil, a quem confiamos a saúde do corpo e da alma do povo desta terra, que encontraste boa saúde nestes trópicos e recomendaste as terras do Brasil, vinde em nosso auxílio diante desta grande calamidade que nos assola.

Foste tu que se colocaste entre a sala de aula e a enfermaria socorrendo muitos filhos e filhas que te procuravam na missão de Piratininga, atormentados de inúmeras enfermidades e epidemias. Foste tu que na carência total se fez médico e com as plantas desta terra encontrou veículo para novas medicinas.

Sao Jose de Anchieta 2

Foste tu que movido pelo zelo do Evangelho tentou salvar a muitos por meio da Palavra e da Eucaristia, aumentai em nós a Fé, a Esperança e a Caridade, para que, movidos pelos mesmos sentimentos de Cristo, possamos servir os mais pobres e necessitados.

Como foste tudo para todos, fazei-nos colocar toda a nossa confiança nas mãos de Cristo Jesus. Para que, no nosso pôr do sol, brilhe vitoriosa a luz do Cristo. Que a Virgem Maria rogue por nós em nossas agonias, dando-nos seu Filho Jesus como remédio para a nossa vida. Amém. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas