Gaudium news > História, Oração e Frases de Santo Irineu de Lyon

História, Oração e Frases de Santo Irineu de Lyon

“O nó da desobediência de Eva foi desfeito pela obediência de Maria; o que a virgem Eva ligou pela desobediência, a Virgem Maria desligou pela Fé”. (Santo Irineu de Lyon)

Santo Irineu de Lyon 1

Redação (28/06/2023 10:03, Gaudium Press) A Igreja Católica celebra no dia de hoje, 28 de junho, a memória litúrgica de Santo Irineu de Lyon. Nascido na ilha de Esmirna, no ano 130, Irineu foi discípulo de São Policarpo, que, por sua vez, conviveu diretamente com o Apóstolo São João Evangelista.

Os seus escritos contra os hereges, sobre a sucessão apostólica e sobre a doutrina católica lhe renderam o título de Padre da Igreja. Santo Irineu morreu mártir no dia 28 de junho de 202 na perseguição do imperador Severo. Suas relíquias estão sepultadas na catedral de Lyon.

Frases de Santo Irineu de Lyon

1 – “Assim como o pão que vem da terra, depois de ter recebido a invocação de Deus, não é mais pão comum, mas Eucaristia, constituída por duas realidades, uma terrestre e a outra celeste, da mesma forma os nossos corpos que participam da Eucaristia não são mais corruptíveis, pois têm a esperança da ressurreição”.

2 – “Jesus Cristo nosso Senhor, por causa de seu amor superabundante, se fez o que nós somos, para fazer de nós o que Ele próprio é”.

3 – “Onde está a Igreja, aí está o Espírito Santo de Deus, aí estão a Igreja e o tesouro de todas as graças”.

4 – “Maria, obedecendo, se fez causa de salvação, tanto para si quanto para o gênero humano. O nó da desobediência de Eva foi desfeito pela obediência de Maria; o que a virgem Eva ligou pela desobediência, a Virgem Maria desligou pela Fé”.

5 – “O Verbo de Deus se fez homem, para que o homem receba a filiação divina… Pois, como poderíamos participar da eternidade e imortalidade, se, antes, não se tivesse feito como nós o Eterno e Imortal, de modo que nossa corruptibilidade fosse absorvida por sua incorruptibilidade, e nossa mortalidade por sua imortalidade?”

6 – “Com efeito, é à própria Igreja que foi confiado o Dom de Deus. É nela que foi depositada a comunhão com Cristo; isto é, o Espírito Santo, penhor da incorruptibilidade, confirmação da nossa fé e medida da nossa ascensão para Deus.”

7 – “Em tudo e por tudo, há um só Deus, o Pai, e um só Verbo, o Filho, e um só Espírito e uma única salvação para todos os que nele creem”.

8 – “É com esta Igreja (de Roma), em razão da sua mais poderosa autoridade de fundação, que deve necessariamente concordar toda Igreja, isto é, devem concordar os fiéis procedentes de qualquer parte; nela sempre se conservou a Tradição que vem dos apóstolos”.

9 – “É na fraqueza que se manifesta o poder de Deus”.

10 – “A Virgem Maria foi constituída causa de salvação para todo o gênero humano”.

Santo Irineu de Lyon 3

Oração a Santo Irineu de Lyon

Deus, nosso Pai, vós concedestes ao bispo Santo Irineu firmar a verdadeira doutrina e a paz da Igreja; pela intercessão de vosso servo, renovai em nós a fé a caridade, para que nos apliquemos constantemente em alimentar a união e a concórdia. Por Cristo, nosso Senhor. Amém. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas