Gaudium news > História, Oração e Frases de Santo Efrém

História, Oração e Frases de Santo Efrém

Por conta de sua linguagem poética, Santo Efrém foi apelidado de “a Harpa do Espírito Santo”, tendo escrito mais de vinte poemas dedicados a Nossa Senhora.

Santo Efrem 1

Redação (08/06/2022 10:01, Gaudium Press) A Igreja Católica celebra no dia de hoje, 8 de junho, a memória de Santo Efrém. Nascido na cidade de Nisibi, atual Turquia, no ano 306, de pai pagão e mãe cristã, Efrém passou sua infância entre a dualidade do paganismo do pai e do cristianismo da mãe.

Após professar a Fé Católica, foi expulso de casa pelo pai e foi batizado. Santo Efrém viveu uma vida austera, dirigindo e lecionando em uma escola que pregava e defendia os princípios cristãos, escrevendo várias obras sobre o tema.

Multidões eram atraídas por seus sermões e por conta de sua linguagem poética foi apelidado de “a Harpa do Espírito Santo”, tendo escrito mais de vinte poemas dedicados a Nossa Senhora. Morreu no dia 9 de junho de 373, sendo declarado doutor da Igreja no ano de 1920 pelo Papa Bento XV.

Santo Efrem 2

Frases de Santo Efrém

01 – “Em lugar do fruto amargo, que Eva colheu da árvore fatal, Maria deu aos homens um fruto cheio de doçura. E eis que o mundo inteiro se deleita com o fruto de Maria”.

02 – “Virgem Santíssima, acolhei-nos sob a vossa proteção se salvos nos quereis ver; pois só por vosso intermédio esperamos a salvação”.

03 – “As tribulações do mundo estão cheias de penas e vazias de prêmio, mas as que se padecem por Deus ficam suavizadas com a esperança de um prêmio eterno”.

04 – “O negociante, todos os dias, examina suas contas, compara o lucro com o prejuízo, e não descansa enquanto o balanço não é perfeito; e nós negociantes da eternidade, não poremos em ordem os negócios de nossas consciências?”

05 – “Ó Senhor e Mestre da minha vida, não me dê um espírito de preguiça, vã curiosidade, desejo de poder e conversa fiada, mas dá-me, Teu servo, um espírito de sobriedade, humildade, paciência e amor”.

06 – “Virgem Augusta e protetora, Rainha e Senhora, protege-me à tua sombra, guarda-me, para que Satanás, que semeia ruínas, não me ataque, nem triunfe de mim o iníquo adversário”.

07 – “Maria deu o Fruto doce à humanidade e a lei do Senhor é uma grande bênção. No lugar do fruto amargo que colhera Eva, pelo Fruto de Maria toda humanidade se delicia. A árvore da vida escondida no Paraíso, dentro da Virgem Maria foi semeada e dela nasceu, e sob sua sombra a humanidade se sentou e aos distantes e aos próximos seus frutos espalhou”.

Santo Efrem 3

Oração a Santo Efrém

Concede a teu servo o espírito de temperança, de humildade, de paciência e de caridade. Sim, Senhor e Rei, concede-me que eu veja as minhas faltas e que não julgue a meu irmão, pois Tu és bendito pelos séculos dos séculos. Amém. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas