Gaudium news > Frases dos Santos e dos Papas sobre São João Batista

Frases dos Santos e dos Papas sobre São João Batista

São João Batista é o único Santo do qual a Liturgia Católica celebra em duas solenidades: a do seu nascimento e a do seu martírio.

Frases dos Santos e dos Papas sobre Sao Joao Batista 1

Redação (23/06/2022 09:36, Gaudium Press) A Igreja Católica celebra no dia de hoje a Solenidade do Nascimento de São João Batista, um dos profetas que previu a vinda do Messias e preparou o povo de Deus para recebê-lo. Ele também era primo de Nosso Senhor Jesus Cristo, a quem chegou a batizar.

São João Batista é o único Santo do qual a Liturgia Católica celebra em duas solenidades: a do seu nascimento, em 24 de junho, e a do seu martírio, em 29 de agosto. Sua festa teve origem na Idade Média, na celebração dos Santos Populares: Santo Antônio, São Pedro e São João.

Frases dos Santos e dos Papas sobre Sao Joao Batista 4

O nascimento de São João Batista

O Evangelista São Lucas nos conta que João, o “Batista”, o “Precursor”, nasceu numa cidade do reino de Judá, perto de Hebron, nas montanhas, ao sul de Jerusalém e que era descendente do santo patriarca Abraão, iniciador da historia do povo de Israel.

Seu pai foi o sacerdote São Zacarias (da geração de Aarão) e sua Mãe foi Santa Isabel (da geração de Davi), prima da Virgem Maria, mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo. São Lucas ressalta também as circunstâncias sobrenaturais que precederam o nascimento de João Batista. Isabel, estéril e já idosa, viu ser possível realizar seu justo desejo de ter um descendente quando o arcanjo São Gabriel anunciou a Zacarias, seu esposo, que ela daria a luz a um filho. O menino deveria chamar-se João e seria o precursor do Salvador.

Frases dos Santos e dos Papas sobre Sao Joao Batista 3

Frases sobre São João Batista

01 – “João é um precursor e a sua voz é precursora da Palavra de Deus, voz que encoraja e predispõe à salvação, voz que nos exorta a procurar a herança do céu”. (São Clemente de Alexandria)

02 – “São João Batista perseverou na santidade porque se conservou humilde no seu coração.” (São Gregório)

03 – “A humildade de João constitui o seu maior mérito; ele poderia enganar os homens, passar por Cristo, ser visto como Cristo, tão grandes eram a sua graça e a sua virtude, e contudo declara abertamente: «Eu não sou Cristo. – És Elias? […] – Não sou Elias» (Jo 1,20-21)”. (Santo Agostinho)

04 – “Com exceção da Virgem Maria, João Batista é o único santo a quem a liturgia celebra o nascimento, e assim faz porque ele está intimamente ligado ao mistério da Encarnação do Filho de Deus”. (Papa Emérito Bento XVI)

05 – “João Batista optou, com humildade, pelo mesmo caminho que seguirá mais tarde o próprio Jesus”. (Papa Francisco)

06 – “Desde o ventre materno, de fato, João é o precursor de Jesus: sua prodigiosa concepção foi anunciada pelo Anjo a Maria, como sinal que “nada é impossível a Deus””. (Papa Emérito Bento XVI)

07 – “João Batista era a voz, uma voz que dá testemunho da Palavra, indica a Palavra, o Verbo de Deus, a Palavra. Ele era o pregador da penitência que batizava, o batista”. (Papa Francisco)

Frases dos Santos e dos Papas sobre Sao Joao Batista 2

Oração a São João Batista

Ó Glorioso São João Batista, príncipe dos profetas, precursor do divino Redentor, primogênito da graça de Jesus e da intercessão de sua Santíssima Mãe, que fostes grande diante do Senhor, pelos estupendos dons da graça de que fostes maravilhosamente enriquecido desde o ceio materno, e por vossas admiráveis virtudes, alcançai-me de Jesus, ardentemente vos suplico, que me dê a graça de o amar e servir com extremado afeto e dedicação até a morte. Alcançai-me também, meu excelso protetor, singular devoção à Virgem Maria Santíssima, que por amor de vós foi com pressa à casa de vossa mãe Santa Isabel, para ser cheio dos dons do Espírito Santo. Se me conseguires estas duas graças, como muito espero de vossa grande bondade e poderoso valimento, estou certa de que, amando até a morte a Jesus e a Maria, salvarei minha alma e no céu convosco e com todos os Anjos e Santos amarei e louvarei a Jesus e a Maria entre gozos e delícias eternas. Amém. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas