Gaudium news > Frases de São João Damasceno sobre a Doutrina Católica e Nossa Senhora

Frases de São João Damasceno sobre a Doutrina Católica e Nossa Senhora

São João Damasceno, por conta de seus estudos teológicos, dogmáticos e apologéticos, faz parte do seleto grupo de Padres e Doutores da Igreja.

Sao Joao Damasceno Padre e Doutor da Igreja

Redação (04/12/2022 08:00, Gaudium Press) No dia de hoje, 04 de dezembro, a Igreja Católica celebra a memória de São João Damasceno, nascido no ano de 675, em Damasco (Síria).

São João Damasceno é um dos Padres da Igreja

Este Santo faz parte do seleto grupo de Padres da Igreja, cristãos dos primeiros séculos da Igreja que através dos seus estudos e ensinamentos auxiliaram a fundamentar a doutrina católica, servindo muitas vezes como bússola segura para os demais católicos.

Retirando-se para um convento de São Sabas, perto de Jerusalém, São João Damasceno escreveu inúmeras obras sobre variados assuntos na área teológica, dogmática, apologética e outros campos.

Sao Joao Damasceno

São João Damasceno proclamado Doutor da Igreja

Sua produção doutrinária fez com que, no ano de 1890, o Papa Leão XIII declara-se São João Damasceno como Doutor da Igreja, título conferido aos católicos que tiveram uma reconhecida importância nos estudos da teologia católica.

Frases de São João Damasceno sobre a Doutrina Católica

Confira abaixo algumas frases e pensamentos de São João Damasceno:

01 – “Se alguém se apresentar com um Evangelho diferente daquele que a Igreja Católica recebeu dos Santos Apóstolos, dos Padres e dos Concílios e que ela conservou até aos nossos dias, não o escuteis”.

Padres da Igreja

02 – “A morte de Cristo salvou e renovou o homem; e restituiu os anjos à alegria primitiva, por causa dos que foram salvos, e reuniu as realidades inferiores com as superiores… Com efeito, instaurou a paz e eliminou a inimizade. Por isso, os anjos diziam: “Glória a Deus no alto dos céus e paz na terra”.

03 – “Deus penetra em tudo, não Se une com nada e nada penetra Nele”.

04 – “Outrora, Deus nunca fora representado em imagens, uma vez que era incorpóreo e sem rosto. Mas dado que agora Deus foi visto na carne e viveu no meio dos homens, eu represento aquilo que é visível em Deus. Não venero a matéria, mas o criador da matéria, que por mim se fez matéria e se dignou habitar na matéria e realizar a minha salvação através da matéria”.

05 – “Com efeito, é dado como resgate o sangue do Senhor, que conduz os prisioneiros da morte para a vida. Não era absolutamente possível, para aqueles que estavam sujeitos ao reino da morte, libertar-se de outra maneira, a não ser mediante Aquele que se tornou partícipe da morte juntamente conosco…”

06 – “Certamente era necessário que a parte mortal fosse deposta para se revestir de imortalidade, porque nem o Senhor da natureza rejeitou a experiência da morte. Com efeito, Ele morre segundo a carne e com a morte destrói a morte, à corrupção concede a incorruptibilidade e o morrer faz d’Ele nascente de ressurreição”.

07 – “Era necessário que a natureza fosse revigorada e renovada, que fosse indicado e ensinado concretamente o caminho da virtude, que afasta da corrupção e leva à vida eterna… Foi assim que surgiu no horizonte da história o grande mar do amor de Deus pelo homem…”.

08 – “Hoje, sobre a terra, da natureza terrestre, Aquele — que em tempos separou o firmamento e as águas e o elevou ao alto — criou um céu, e este céu é divinamente muito mais esplêndido que o primeiro” .

09 – Jesus “é a imagem do Deus invisível”para manifestar que é Deus, embora Ele não seja o Pai, mas a imagem do Pai, e tem a identidade com Ele, apesar de não ser Ele”.

Dogma da Assuncao de Nossa Senhora completa 70 anos

Frases de São João Damasceno sobre Nossa Senhora

10 – “Hoje, a santa e única Virgem (Maria) é conduzida para o templo celeste… Hoje, a arca sagrada e animada do Deus Vivo, [a arca] que trouxe no seu seio o próprio Artífice, descansa no templo do Senhor, não construído por mãos humanas”.

11 – “Era necessário que Aquela (Maria) que tinha hospedado no seu ventre o Logos divino, se transferisse para os tabernáculos do seu Filho… Era preciso que a Esposa escolhida pelo Pai, habitasse no quarto nupcial do Céu”.

12 – Maria “é aquela “porta virginal e divina, da qual e através da qual, Deus, que está acima de todas as coisas, está para fazer o Seu ingresso na terra corporalmente… Hoje brotou um rebento do tronco de Jessé, do qual nascerá para o mundo uma Flor substancialmente unida à divindade”.

13 – “Como é possível que aquela (Maria) que no parto ultrapassou todos os limites da natureza, agora se submeta às leis desta e o seu corpo imaculado se sujeite à morte?”.

14 – “Convinha que aquela que no parto manteve ilibada virgindade conservasse o corpo incorrupto mesmo depois da morte. Convinha que aquela que trouxe no seio o Criador encarnado, habitasse entre os divinos tabernáculos. Convinha que morasse no tálamo celestial aquela que o Eterno Pai desposara. Convinha que aquela que viu o seu Filho na cruz, com o coração traspassado por uma espada de dor de que tinha sido imune no parto, contemplasse assentada à direita do Pai. Convinha que a Mãe de Deus possuísse o que era do Filho, e que fosse venerada por todas as criaturas como Mãe e Serva do mesmo Deus”.

15 – “Nós unimos as almas a ti, nossa esperança, como a uma âncora firme. A ela afeiçoaram-se em maior medida os santos que se salvaram e fizeram afeiçoar os outros, para que perseverassem na virtude. Portanto, bem-aventurados, infinitamente bem-aventurados os cristãos que hoje se mantêm unidos a ela fiel e totalmente como a uma âncora firme”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas