Gaudium news > Frases de Santos e Papas sobre a Imaculada Conceição

Frases de Santos e Papas sobre a Imaculada Conceição

O dogma da Imaculada Conceição foi declarado pelo Papa Pio IX no dia 8 de dezembro de 1854, através da bula ‘Ineffabilis Deus’.

Imaculada Conceicao 2

Redação (08/12/2022 08:19, Gaudium Press) No dia de hoje, 8 de dezembro, a Igreja Católica celebra a Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora. Este dogma mariano foi declarado pelo Papa Pio IX no dia 8 de dezembro de 1854, através da bula ‘Ineffabilis Deus’.

Em duas aparições, Nossa Senhora confirmou que foi isenta do pecado original desde a sua concepção. Uma delas foi no ano de 1830, quando pediu para Santa Catarina Labouré cunhar uma medalha com a oração: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”.

Em 1858, portanto, após a proclamação do dogma, a Santíssima Virgem apareceu para Santa Bernadette Soubirous na cidade francesa de Lourdes. Na ocasião, NOssa Senhora se apresentou dizendo: “Eu Sou a Imaculada Conceição”.

Imaculada Conceicao 1

Inúmeros foram os Santos e os Papas que falaram sobre o dogma da Imaculada Conceição. Confira alguns desses pensamentos:

01 – “Não seria conveniente que uma virgem puríssima e sem mácula se pusesse ao serviço deste plano misterioso? E onde encontrar essa virgem senão nesta mulher única entre todas, eleita pelo criador do universo antes de todas as gerações?”. (Santo André de Creta)

02 – “Ó mulher cheia e mais que cheia de graça, o transbordamento de tua plenitude faz renascer toda criatura! Ò Virgem bendita e mais que bendita, pela tua benção é abençoada toda a natureza, não só as coisas criadas pelo Criador, mas também o Criador pela criatura!”. (Santo Anselmo)

03 – “Tu, está escrito, surges com beleza (Sl 44,14); e teu corpo virginal é todo santo, todo casto, todo morada de Deus”. (São Germano de Constantinopla)

04 – “Sim, Ela é a Mãe de Deus, Maria de nome divino, cujo seio deu à luz o Deus encarnado, que Se havia preparado de modo sobrenatural para ser um templo”. (Santo André de Creta)

05 – “Imaculada Conceição, purifique meu coração para que eu possa melhor amar a Deus!”. (São Pio)

Imaculada Conceicao 3

06 – “Deus fê-la primeira herdeira da santidade do próprio Filho. Primeira entre os remidos pelo Seu sangue, d’Ela recebido humanamente falando. Tornou-a imaculada no momento mesmo da conceição”. (São João Paulo II)

07 – “Preservada de toda a mancha de culpa, Tu és para nós, peregrinos nos caminhos do mundo, modelo luminoso de coerência evangélica e penhor valiosíssimo de esperança segura”. (São João Paulo II)

08 – “Cheia de graça” és tu, Maria, repleta do amor divino desde o primeiro momento da tua existência, providencialmente predestinada para ser a Mãe do Redentor, e intimamente associada a Ele no mistério da salvação”. (Papa Emérito Bento XVI)

09 – “Foi ela, a Imaculada, isenta de toda a mancha original ou atual, e sempre intimamente unida com seu Filho, que, como outra Eva, juntamente com o holocausto dos seus direitos maternos e do seu materno amor, o ofereceu no Gólgota ao Eterno Pai por todos os filhos de Adão, manchados pela sua queda miseranda…”. (Papa Pio II)

Imaculada Conceicao

10 – “Prestamos homenagem a Maria Santíssima preservada desde o primeiro instante do contágio da culpa original e de toda a sombra de pecado, em virtude dos méritos de seu Filho Jesus Cristo, nosso único Redentor”. (São João Paulo II)

11 – “Bendito seja Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que Te agraciou, ó Virgem de Nazaré, com todas as bênçãos espirituais em Cristo. N’Ele, foste concebida imaculada! Escolhida para seres Sua Mãe, n’Ele e por Ele foste remida mais que todos os outros seres humanos!” (São João Paulo II)

12 – “Por uma graça e favor singular de Deus onipotente e em previsão dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano, a bem-aventurada Virgem Maria foi preservada intacta de toda a mancha do pecado original no primeiro instante da sua conceição”. (Beato Pio IX)

13 – “Deus escolheu-a desde o princípio, desde o primeiro momento da conceição, tornando-a digna da maternidade divina, para a qual no tempo estabelecido seria chamada”. (São João Paulo II)

14 – “A augusta Mãe de Deus, imaculada na concepção, virgem inteiramente intacta na divina maternidade, generosa companheira do divino Redentor, que obteve pleno triunfo sobre o pecado e suas consequências, alcançou ser guardada imune da corrupção do sepulcro, como suprema coroa dos seus privilégios”. (Papa Pio XII)

15 – “A Virgem Maria, beneficiou antecipadamente da morte redentora do seu Filho e desde a concepção foi preservada do contágio da culpa. Por isso, com o seu Coração imaculado, Ela diz-nos: confiai-vos a Jesus, Ele salvar-vos-á”. (Papa Emérito Bento XVI)

Imaculada Conceicao 4

16 – “Na concepção imaculada de Maria somos convidados a reconhecer a aurora do novo mundo, transformado pela obra salvífica do Pai e do Filho e do Espírito Santo”. (Papa Francisco)

17 – “Preservada da herança do pecado original, foste concebida e vieste ao mundo em estado de graça santificante. Cheia de graça!”. (São João Paulo II)

18 – “No meio das provações da vida e sobretudo das contradições que o homem experimenta dentro de si e à sua volta, Maria, Mãe de Cristo, diz-nos que a Graça é maior que o pecado, que a misericórdia de Deus é mais poderosa que o mal e sabe transformá-lo em bem”. (Papa Emérito Bento XVI)

19 – “Virgem Santa e Imaculada, que sois a honra do nosso povo e a guardiã solícita da nossa cidade, a Vós nos dirigimos com amorosa confidência. Toda sois Formosa, ó Maria! Em Vós não há pecado”. (Papa Francisco)

20 – “Na tua Imaculada Conceição resplandece a vocação dos discípulos de Cristo, chamados a tornar-se, com a sua graça, santos e imaculados no amor”. (Papa Emérito Bento XVI). (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas