Gaudium news > Francisco se torna o sexto Papa mais velho da história

Francisco se torna o sexto Papa mais velho da história

A lista de Papas com idade mais avançada é encabeçada por Leão XIII, que chegou aos 93 anos de idade.

Francisco se torna o sexto Papa mais velho da historia

Por Palácio do Planalto from Brasilia, Brasil – 21.06.2023 – Encontro com Sua Santidade, Papa Francisco, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=133667946

Cidade do Vaticano (21/12/2023 10:20, Gaudium Press) Após ter completado 87 anos de idade no último domingo, 17 de dezembro, o Papa Francisco entrou para o seleto grupo dos Papas mais velhos da história da Igreja Católica.

Apesar de ainda estar longe de ter um dos mais longos pontificados, Francisco chegou a uma marca importante, se tornando o Pontífice com idade mais avançada nos últimos cem anos e o sexto mais velho da história da Igreja.

Lista dos seis Papas com idade mais avançada

A lista de Papas com idade mais avançada é encabeçada por Leão XIII, que chegou aos 93 anos de idade. No segundo e no terceiro lugar estão os Papas Gregório XII e Celestino III, ambos com 92 anos. Os Papas Lúcio III e Clemente XII fecham o top cinco com 88 anos cada um.

Como já foi dito acima, Francisco atualmente é o sexto Papa com mais idade na História da Igreja Católica, seguido por Bento XVI. O Pontífice alemão poderia ter sido o Papa mais velho da história, uma vez que morreu aos 95 anos de idade, porém, ele renunciou ao papado aos 85 anos.

O Pontificado mais longo da história e o mais curto

O Pontificado mais longo da história foi o de Pio IX, com 31 anos, sete meses e 22 dias. Em seguida está o de São João Paulo II, com 26 anos, cinco meses e 18 dias. O terceiro pontificado mais duradouro é o de Leão XIII, com 25 anos de pontificado. O Pontificado mais curto corresponde a Urbano VII, que governou a Igreja por treze dias no ano de 1590. Em março de 2024, Francisco completará 11 anos de pontificado. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas