Gaudium news > Franciscanos tomam posse do Santuário Frei Galvão

Franciscanos tomam posse do Santuário Frei Galvão

O Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, acredita que a presença dos frades da mesma Ordem e Província a qual pertenceu Frei Galvão é o mais adequado para o lugar.

Franciscanos tomam posse do Santuario Frei Galvao 1

São Paulo – Guaratinguetá (14/04/2021 15:23, Gaudium Press) No último domingo, 11 de abril, a nova Fraternidade Franciscana da Província da Imaculada Conceição assumiu o Santuário Frei Galvão, localizado na cidade paulista de Guaratinguetá.

A cerimônia, que teve início às 18 horas, foi presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes. A Santa Missa foi concelebrada pelo Ministro Provincial da Província da Imaculada, Frei César Külkamp; além de alguns sacerdotes integrantes da Fraternidade Franciscana da Província da Imaculada Conceição.

Franciscanos tomam posse do Santuario Frei Galvao 2

A misericórdia de Frei Galvão

Em sua homilia, Dom Orlando ressaltou a misericórdia de Frei Galvão, sobretudo com os doentes, as parturientes e com aqueles que estavam morrendo. Em seguida, manifestou seu desejo de que esta comunidade também seja misericordiosa.

O Arcebispo também aproveitou para agradecer ao Cardeal Raimundo Damasceno de Assis, que deu início ao Santuário; aos sacerdotes diocesanos que trabalharam no Santuário; e aos benfeitores, os doadores dos terrenos, os apoiadores, leigos e leigas.

“Quero agradecer aos peregrinos que do Brasil inteiro vêm aqui e daqui saem cheios da graça de Deus, alegres e felizes com a alegria franciscana. E claro, por fim, agradecer os freis franciscanos que hoje assumem a nova etapa histórica deste Santuário”, afirmou.

Franciscanos tomam posse do Santuario Frei Galvao 4

Jesus Cristo é o tesouro da Fraternidade Franciscana

Ao final da celebração, o Reitor do Santuário, Frei Diego Melo, fez os agradecimentos e destacou que o tesouro da Fraternidade Franciscana é Jesus Cristo e a riqueza dos religiosos é a sua Fé partilhada no meio do povo.

Desejoso de que o Santuário seja digno da grandeza de santidade de Frei Galvão, o Reitor anunciou que “inspirados pela mesma coragem de Frei Galvão, confiando na divina providência e na solidariedade de tantas pessoas, e desejosos de realizar o sonho de toda esta comunidade” será dado início à primeira etapa de construção do novo Santuário do primeiro santo brasileiro.

Franciscanos tomam posse do Santuario Frei Galvao 5

Um Santuário muito visitado

Apesar de ter sido criado no dia 8 de dezembro de 2010, o “Santuário de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão”, ou “Santuário Frei Galvão”, recebia romeiros desde quando ainda era apenas Seminário Frei Galvão. Outros pontos relacionados ao Santo e que são muito visitados por peregrinos são: a Casa de Frei Galvão, a Igreja Santo Antônio e o Mosteiro da Luz, em São Paulo.

Um Santuário tem uma dinâmica menos sacramental e mais devocional, de piedade popular, não possuindo as rotinas paroquiais de catequese, batizados, casamentos e tantos outros processos. Entretanto, pode ter liturgias, pastorais, obras sociais, comunicação, cultura e tantos outros. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas