Gaudium news > Franciscanos promovem Festa do Perdão de Assis

Franciscanos promovem Festa do Perdão de Assis

Esta tradicional celebração já possui oito séculos, tendo sido instituída pelo Papa Honório III no ano de 1216.

Festa do Perdao de Assis sera celebrada no dia 1o de agosto

Assis – Itália (31/07/2023 16:22, Gaudium Press) Na próxima terça-feira, 1º de agosto, os Franciscanos celebrarão a Festa do Perdão de Assis, tradição que já possui oito séculos. Esta celebração foi instituída pelo Papa Honório III no ano de 1216.

Nessa época, milhares de peregrinos provenientes de diversas regiões italianas peregrinam até Assis para participar dos dois dias de celebrações organizadas pelos Frades Menores, nas quais é possível lucrar a indulgência plenária. Esta é uma oportunidade de experimentar a Misericórdia de Deus através do sacramento da Reconciliação.

Abertura do Perdão de Assis

A abertura das festividades terá início no dia 1º de agosto com uma Santa Missa presidida, às 11h, pelo Padre Massimo Fusarelli, ministro geral da Ordem dos Frades Menores. Logo depois, será realizada a procissão de ‘Abertura do Perdão’. A partir desse momento, das 12h do dia 1º de agosto até às 24h do dia 2, a indulgência plenária concedida à Porciúncula se estende a todas as igrejas paroquiais dispersas no mundo e todas as igrejas franciscanas.

As Primeiras Vésperas serão presididas, às 19h, por Monsenhor Domenico Sorrentino, Bispo de Assis – Nocera Umbra – Gualdo Tadino e Foligno. Em seguida, será realizada a oferta de incenso pela prefeita de Assis, Stefania Proietti. Às 21h15 será iniciada a tradicional vigília de oração, conduzida por Sergio Lorenzini, ministro provincial dos Frades Menores Capuchinhos da Província Picena.

41ª Marcha Franciscana

No dia 2 de agosto, os fiéis poderão participar de numerosas Santas Missas, sendo que a principal será presidida pelo Cardeal Pierbattista Pizzaballa, patriarca latino de Jerusalém, às 11h30. Por volta das 14h30, será concluída a 41ª Marcha Franciscana, na qual, após uma semana de caminhada, jovens com suas famílias cruzarão a porta da Porciúncula.

As Vésperas Solenes do Perdão serão presididas às 19h pelo ministro provincial dos Frades Menores da Úmbria e da Sardenha, Padre Francesco Piloni. Ao longo dos dois dias de celebração, a Basílica permanecerá aberta para permitir que os peregrinos se aproximem do sacramento da reconciliação.

Os principais eventos da Festa do Perdão de Assis poderão ser acompanhados ao vivo através da Web TV dos Franciscanos, que pode ser acessada pelo website (www.porziuncola.org), pelo aplicativo ‘Frati Assisi’, pelo Facebook, pelo Twitter ou pelo YouTube. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas