Gaudium news > França se prepara para centenário de canonização de Santa Joana d’Arc

França se prepara para centenário de canonização de Santa Joana d’Arc

França – Paris (Quinta-feira, 05-03-2020, Gaudium Press) Santa Joana d’Arc… são poucos os nomes tão ligados à nacionalidade francesa como o da donzela de Domrémy, ela que nasceu, sonhou, viveu e deu seu sangue e carne pela França. E ainda nestes tempos de descristianização e de egoísmo, na França ela não é esquecida.

Santa Joana d'Arc... são poucos os nomes tão ligados à nacionalidade francesa como o da donzela de Domrémy, ela que nasceu, sonhou, viveu e deu seu sangue e carne pela França.

As principais cerimônias comemorativas da canonização de Bento XV em 1920 se desenvolverão em Domrémy -onde nasceu a Pucelle- no dia 10 de maio, em Ruán no dia 17 de maio, em Orleans durante as tradicionais festas juninas de 26 de abril à 17 de maio, e em Soisson no dia 17 de maio. Além disso, em outros diversos lugares e datas a Donzela de Domrémy será recordada.

Por exemplo a capelania da Escola Militar prepara para o próximo 7 de março uma peregrinação após sua passagem por Domrémy-la-Doncella, e a Notre-Dame de Bermont, lugar de visões de Santa Joana. Além disso, a Diocese castrense prepara as festas do centenário, tendo em conta que é também a instituição de uma festa nacional em honra da Santa, o segundo domingo de maio.

Desde o dia 1º de novembro passado está se comemorando o centenário da canonização da Doncella, na Diocese de Saint-Dié, em cuja jurisdição se encontra Domrémy.

Ali, mensalmente, se realizarão as “sextas-feiras de Joana”, que são momentos nos quais se colocará “em foco sua influência em nossa cultura”, segundo explica a Diocese: na arquitetura e construções no dia 6 de março (na faculdade de direito d’Épinal); na Literatura o 3 de abril (em Remiremont); na Pintura o 5 de junho (em Domrémy); entre outras.

Orleans, a grande conquista de Santa Joana, a Diocese organiza várias exposições, particularmente na Catedral da Santa Cruz, de 25 de abril a 18 de maio. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas