Gaudium news > França: futuros sacerdotes querem usar batina

França: futuros sacerdotes querem usar batina

Os dados de uma recente pesquisa realizada pelo jornal La Croix com dois terços dos seminaristas da França mostram que eles têm uma visão clássica do sacerdócio.

Foto: Saint John’s Seminary/ Unplash

Foto: Saint John’s Seminary/ Unplash

Redação (28/12/2023 11:53, Gaudium Press) Recentemente, o jornal católico La Croix realizou uma pesquisa, enviando um questionário online para 673 seminaristas de 25 seminários na França – quase totalidade dos seminaristas do país no momento –, dos quais 434 concordaram em responder as perguntas.

73% dos seminaristas afirmaram que tinham a intenção de usar batina. E 48% planejavam usá-la de forma habitual. A imagem do Cura d’Ars foi frequentemente citada como modelo.

Muitos frequentaram uma comunidade tradicionalista: 49%

Apesar disso, apenas 21% dos seminaristas tinham a intenção de celebrar a missa de acordo com o rito antigo (7% regularmente e 14% em combinação com a missa nova).

Dois terços dos seminaristas haviam frequentado novos movimentos e comunidades (incluindo grupos tradicionalistas) antes de entrar no seminário (36% regularmente e 32% ocasionalmente).

A maioria (72%) vem de famílias que vão à missa todos os domingos. Um dado significativo e talvez não tão previsível é que, para quase dois terços dos seminaristas (62%), os pais foram as figuras determinantes para o seu percurso espiritual.

61% dos seminaristas consideravam que a melhor maneira de transmitir a fé era na família. Com efeito, 36% dos entrevistados disseram que consideraram o sacerdócio pela primeira vez antes dos 10 anos de idade.

Quanto à situação atual da Igreja, 83% dos seminaristas reconheceram sua afinidade com o Papa Francisco. Trinta e nove por cento desses seminaristas afirmaram que Bento XVI foi o Papa que mais os impactou. E dos 83% dos seminaristas que, como como mencionamos, se declararam simpáticos ao Papa Francisco, apenas 18% disseram ter “muito afinidade”, 24% “bastante afinidade” e 41% simplesmente “afinidade”.

Em relação ao seu futuro ministério, 70% deles afirmaram que o centro de sua missão será a celebração dos sacramentos, bem antes da pregação ou transmissão das Escrituras.

Vinte e nove por cento dos seminaristas que responderam à pesquisa mostraram-se favoráveis ao fim do celibato obrigatório.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas