Gaudium news > França: exposição “O antro do diabo” em uma capela jesuíta

França: exposição “O antro do diabo” em uma capela jesuíta

Entre tantos lugares possíveis para tal exposição, por que escolher uma capela?

Foto: screenshot/ video/Nord littoral groupe

Foto: screenshot/ video/Nord littoral groupe

Redação (26/05/2023 09:47, Gaudium Press) Parece que a França católica, filha primogênita da Igreja, está voltando as costas para o seu passado de fé, época em que as igrejas, catedrais e capelas eram destinadas a Deus e ao culto divino, e onde se encontrava o que há de mais belo e mais esplendoroso.

No entanto, essas mesmas igrejas que antigamente eram usadas para servir a Deus, hoje nelas são instalados os demônios. Sim, em Cambrai, na França, cobriram as paredes e os tetos da antiga capela dos jesuítas com pinturas de demônios, feitas pela equipe do artista americano Adam Miller, pago pela rica empresa de jogos americana Blizzard para a promoção de seu videogame “Diablo IV”.

Muitos alegam que esta capela, construída entre 1679 e 1692, foi dessacralizada, ou seja, não é mais usada para o culto católico, mas transformada em um museu de objetos religiosos e arte. Contudo, entre todos os lugares disponíveis para tal exposição, por que escolher uma capela? Neste lugar construído para ser uma casa de Deus, o visitante é agora saudado por este anúncio: “O submundo te acolhe”. Não é uma provocação, um ataque ao sagrado?

Por isso, o Grupo de Influência Política CIVITAS enviou uma carta de protesto contra a Exposição “O antro do diabo (diablo)” – que ocorre de 6 de maio a 11 de junho de 2023 – ao Presidente da Câmara Municipal de Cambrai, “para que ponha fim, o mais rapidamente possível, à profanação de um lugar dessacralizado, mas impregnado de história religiosa e secular, caro não só às muitas gerações dos fiéis de Cambrai que nele receberam os sacramentos e celebraram o culto católico, mas também aos incrédulos que respeitam o patrimônio da sua cidade”.

Carta de Protesto contra a exposição satânica

Eis alguns trechos da carta de protesto:

“Durante trinta e cinco dias, este excepcional edifício religioso – considerado uma das mais belas joias da arte barroca do norte da França, com dez colunas suntuosas de pedra azul e esculturas fabulosas, e que foi, por vários séculos, dedicado ao culto católico – será conspurcado por uma imersão hedionda em um universo satânico a fim de promover o jogo diablo IV”.

“O que o visitante espera ao cruzar o limiar deste magnífico edifício? Sua visão, seus sentidos, sua mente serão violentamente atacados por afrescos descomunais, dispostos nas paredes e no teto, contendo todos os códigos do simbolismo luciferiano: atmosfera sombria e mórbida, imagens satanistas com criaturas gigantescas e repulsivas, vindas das profundezas do inferno, que encarnam os personagens do jogo diablo”.

“É, na verdade, ‘um odioso ataque ao respeito pelo sagrado’ e um ‘ultraje a um lugar de caráter sagrado’, ou seja, definições exatas de profanação e sacrilégio. Ainda mais, se pensarmos que na cripta estão enterrados sessenta religiosos: Que vergonha!”

“Como podem as autoridades municipais autorizar esta abominação, um verdadeiro ultraje contra este símbolo da fé católica, se não for por uma deplorável ignorância religiosa?”

“Além disso, a obstinação dos organizadores em usar uma igreja católica e não um lugar secular adequado faz-nos pensar em uma abordagem maliciosa de provocação anticristã”.

“Quem imaginaria tal exposição acontecer em uma mesquita, sinagoga ou templo budista?”

Com informações medias-presse.info

Vídeo Nord littoral groupe

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas