França: Estátua de São Miguel não será removida de praça pública
A imagem do Arcanjo São Miguel, que deveria ser removida da praça pública na cidade francesa de Sables d’Olonne, finalmente permanecerá no mesmo local, ou quase…
Redação (30/08/2023 15:00, Gaudium Press) O prefeito da cidade de Sables d’Olonne, localizada no oeste da França, anunciou que, finalmente, a imagem de São Miguel Arcanjo não será totalmente retirada da vista dos habitantes.
De fato, em setembro de 2022, a justiça francesa decretou que a imagem do Arcanjo, localizada em uma praça pública da cidade, deveria ser removida por violar a lei da laicidade, que proíbe a exposição de símbolos religiosos em locais públicos.
Esforços anticlericais para retirar a estátua de São Miguel
Esse decreto judicial foi resultado de uma solicitação da associação anticlerical Livre Pensamento, que alegou a violação da lei da laicidade. A justiça atendeu ao pedido da associação, primeiro na comarca municipal e, posteriormente, a decisão de remover a imagem foi confirmada pelo tribunal regional.
O prefeito da cidade, Yannick Moreau, tentou recorrer da decisão. Ele organizou uma votação na cidade para conhecer a opinião dos habitantes. 94% dos participantes que votaram foram a favor de que o Arcanjo permanecesse onde estava.
Sugestão astuta e dentro da lei
Mesmo com os esforços do prefeito, a imagem deveria ser retirada, até que o padre Antoine Nouwavi, pároco da igreja, sugeriu uma alternativa. Cerca de dois anos atrás, o sacerdote decidiu reformar a igreja, que estava fechada ao público há dois anos. Uma das reformas mais necessárias para a igreja era a reforma da rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida.
A rampa foi construída pela prefeitura de Sables d’Olonne, mas estava danificada e precisava ser restaurada. Para dar início às reformas, a diocese decidiu comprar da prefeitura a parcela do terreno adjacente à igreja, onde a rampa estava localizada.
Essa parcela de terreno, correspondendo a 53m², foi vendida à diocese de Luçon em junho deste ano. Portanto, o padre Nouwavi sugeriu que a imagem fosse recuada alguns metros para estar no terreno que pertence à paróquia. O Translado e a instauração da imagem no seu novo local será inteiramente financiado pela diocese.
#statue #saintmichel #LesSablesdOlonne #Vendee : épilogue.
Conformément à la volonté des Sablais exprimée lors d’une votation (94%)
et à la décision du Conseil d’Etat saisi par une poignée d’ayatollahs de la laïcité,la statue Saint Michel restera définitivement sur la place… pic.twitter.com/3dkxUh6A35
— Yannick MOREAU (@YannickMOREAU) August 28, 2023
São Miguel vai permanecer na praça
O prefeito da cidade anunciou a notícia em sua conta nas redes sociais: “A estátua de São Miguel permanecerá permanentemente na Praça São Miguel, em frente à igreja de São Miguel, no coração do bairro de São Miguel, da qual ele é a figura emblemática.”
Yannick Moreau afirmou ainda que “os defensores do laicismo podem ter recuado nossa imagem em alguns metros, mas não conseguiram deter nossa determinação de preservar nossa cultura e nosso modo de vida.” Com o recuou de alguns metros da imagem, a polêmica parece ter chegado ao fim. (FM)
Deixe seu comentário