Gaudium news > Fonte batismal do século V é sequestrada por soldados israelenses

Fonte batismal do século V é sequestrada por soldados israelenses

O receptáculo roubado é da era bizantina, pesa aproximadamente oito toneladas e é uma das três raras fontes batismais de talhadas em pedra rosada.

Fonte batismal do século V é sequestrada por soldados israelenses 1

Israel – Belém (21/07/2020 16:00, Gaudium Press) Um grupo de soldados israelenses sequestraram uma rara fonte batismal do século V na cidade de Tuqu’, localizada a sudeste de Belém. A obra da era bizantina, que pesa aproximadamente oito toneladas, possui um grande valor histórico.

A fonte batismal de pedra rosada, que fazia parte de uma igreja local da era bizantina, havia sido roubada no ano 2000 por revendedores não autorizados, que utilizaram uma enorme empilhadeira para levar o objeto. Somente dois anos depois ela foi recuperada e colocada nas proximidades da casa do prefeito, aguardando a construção de um museu.

Existem apenas três peças dessas no mundo

O receptáculo roubado tem 1500 anos e é uma das três raras fontes batismais talhadas em rochas rosadas. Uma das outras duas está na Igreja da Natividade e a terceira é conservada na Igreja Beit Jubrin.

Fonte batismal do século V é sequestrada por soldados israelenses 2

O direito internacional proíbe um Estado ocupante levar antiguidades dos territórios ocupados. De acordo com Emek Shaveh, uma ONG local que trabalha na defesa dos direitos e heranças culturais, Israel tem uma longa história de má gestão arqueológica na Cisjordânia.

“Israel continua usando a própria posição de administrador dos sítios arqueológicos na Cisjordânia como método de estender a política de desmembramento da Palestina. É um gesto simbólico que no entanto deve ser condenado”, diz o comunicado da entidade. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas