Gaudium news > Filipinas ganha dois novos Santuários Arquidiocesanos

Filipinas ganha dois novos Santuários Arquidiocesanos

As cerimônias de elevação ocorreram no dia em que se celebra a Festa do Santo Niño, uma das principais devoções católicas no país.

Filipinas ganha dois novos Santuarios Arquidiocesanos

Filipinas – Manila (26/01/2022 15:02, Gaudium Press) Dois templos católicos nas Filipinas, localizados nas províncias de Batangas e Iloilo, foram elevados ao status de Santuário Arquidiocesano.

Santuário Arquidiocesano do Santo Niño de Batangan

O Arcebispo de Lipa, Dom Gilbert Garcera, presidiu a celebração eucarística na qual a Basílica Menor da Imaculada Conceição foi declarada Santuário Arquidiocesano do Santo Niño de Batangan.

Segundo o decreto que designa a Basílica como Santuário, a Igreja local “reconhece a profunda devoção dos fiéis da Arquidiocese ao Santo Niño de Batangan e acredita que esta devoção ardente e profunda dos devotos é uma maneira notável de alcançar a santidade”.

Santuario Arquidiocesano do Santo Nino de Batangan

O Santo Niño de Batangan é uma imagem do Menino Jesus de pele escura que foi consagrada na Basílica desde a época espanhola. A atual imagem é uma réplica da original que foi destruída durante um incêndio no convento da igreja no ano de 1999.

Este é o oitavo santuário local da Arquidiocese depois de São Vicente Ferrer (Lipa City), São José Patriarca (San José, Batangas), Nossa Senhora de Caysasay (Taal, Batangas), Santa Teresa do Menino Jesus (Santa Teresita, Batangas), a Cruz Gloriosa Arquidiocesana (Cidade de Batangas), São João Batista (Lian, Batangas) e São Rafael Arcanjo (Calaca, Batangas).

Santuário Arquidiocesano do Santo Niño de Arevalo

O Arcebispo de Jaro, Dom José Romeo Lazo, presidiu uma celebração eucarística na Paróquia Santíssimo Nome de Jesus, na qual foi declarado o novo Santuário Arquidiocesano do Santo Niño de Arevalo.

Filipinas ganha dois novos Santuarios Arquidiocesanos 2

O decreto reconheceu o templo como “a casa do venerado Santo Niño de Arevalo, a terceira mais antiga imagem do Niño no país”. A devoção da imagem é datada oficialmente desde a fundação da freguesia em 1581, poucos anos após o início das devoções ao Santo Niño de Cebu e ao Santo Niño de Tondo em Manila.

Também foi abençoada a coroa oferecida pelo povo de Arevalo. O Reitor do Santuário, Padre José Clasico Nufable e seu Vigário Paroquial Padre Rex John Palmos, realizaram o ato de coroação solene.

Santuario Arquidiocesano do Santo Nino de Arevalo

O Santo Niño de Arevalo é uma imagem secular de pele parda e é semelhante ao rosto do Santo Niño de Cebu. Também é considerada a primeira devoção do Santo Niño na província de Iloilo que foi devidamente organizada durante o mandato do Padre Anselmo Avanceña, de 1864 a 1882.

Este é o terceiro santuário local na Arquidiocese de Jaro depois de São Vicente Ferrer, na cidade de Leganes, província de Iloilo, e Nossa Senhora de Fátima em Jaro. A Arquidiocese também tem um Santuário Nacional, que é a Catedral Metropolitana de Jaro, na cidade de Iloilo. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas