Gaudium news > Filipinas: 300.000 devotos na 458ª Festa do Santo Niño de Cebu

Filipinas: 300.000 devotos na 458ª Festa do Santo Niño de Cebu

Santo Niño é uma imagem do Menino Jesus que Fernão de Magalhães deu à Rainha Hara Amihan, esposa do Rajá Humabon, após seu batismo como cristãos.

Foto: Arquidiocese de Cebu

Foto: Arquidiocese de Cebu

Redação (05/01/2023 10:18, Gaudium Press) Depois de dois anos celebrando a Festa do Menino Jesus em casa, devido à pandemia de covid, centenas de milhares de fiéis finalmente voltaram às ruas da cidade de Cebu, nesta quinta-feira, 5 de janeiro, para mostrar sua devoção ao Santo Niño.

A procissão “Caminhe com Jesus” na região de Visayas, no centro das Filipinas, começou às 4 da manhã em direção à Basílica Minore del Santo Niño, no centro da cidade de Cebu. Segundo os dados da polícia, a procissão de dois quilômetros reuniu mais de 300.000 participantes.

Esta é a 458ª celebração da festa religiosa que inclui uma novena, que terminará no dia 15 de janeiro.

“Que nossa fé em Cristo cresça. Apesar de muitos obstáculos, devemos permanecer fiéis a Deus”, disse o arcebispo de Cebu, Dom José Palma, em uma mensagem.

De todos os cantos, as famílias tinham sua própria réplica do Santo Niño – um símbolo da fé cristã que foi introduzido nas Filipinas há cerca de 500 anos. E que representa a inocência e esperança para a maioria católica das Filipinas.

Senor Santo Nino de Cebu original relic Philippines

História do Santo Niño de Cebu

Em 1521, depois de longa e difícil viagem, Fernão de Magalhães chegou ao arquipélago que mais tarde receberia o nome de Filipinas. Em Cebu, ele estabeleceu amizade com os soberanos locais, convertendo-os ao catolicismo. Os soberanos Humabon e Hara Amihan foram batizados com os nomes de Carlos e Joana, em homenagem a Carlos V, Rei de Espanha e Imperador do Sacro Império Romano Germânico e à mãe deste, Joana, rainha de Castela. Como presentes de batismo, Fernão de Magalhães ofereceu-lhes três imagens: uma Virgem Maria, um crucifixo e o Menino Jesus de Cebu.

Anos mais tarde, em 1565, Filipe II de Espanha envia outra expedição a Cebu. Um soldado do navio encontra essa imagem do Menino Jesus em uma caixa e a entrega aos padres agostinianos, que também faziam parte da expedição. A devoção ao Menino Jesus se espalhou e cresceu tanto que, no século XVI, construíram uma monumental igreja. Já no século XX, Paulo VI concedeu à igreja a dignidade de basílica.

O festival religioso Santo Niño é dos mais importantes acontecimentos culturais e religiosos celebrados nas Filipinas. É comum vestirem as crianças muito pequenas à semelhança do Menino Jesus; e vestir as réplicas do Menino Jesus com trajes e uniformes profissionais, sendo uma forma de se pedir a sua intercessão e proteção.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas