Gaudium news > Fiéis poderão receber Indulgência Plenária no Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

Fiéis poderão receber Indulgência Plenária no Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

Instituído pelo Papa Francisco no ano de 2021, o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos é celebrado anualmente no quarto domingo do mês de julho.

Fieis poderao receber Indulgencia Plenaria no Dia Mundial dos Avos e dos Idosos

Foto: Vatican Media.

Cidade do Vaticano (06/07/2023 09:29, Gaudium Press) Por ocasião do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, que será celebrado no domingo 23 de julho, a Penitenciaria Apostólica divulgou um decreto no qual concede Indulgência Plenária ao que participarem da celebração presidida pelo Papa na Basílica de São Pedro ou em outras Missas que serão celebradas em todo o mundo.

No decreto, assinado pelo assinando pelo penitencieiro-mor, Cardeal Mauro Piacenza, e pelo regente, Monsenhor Krzysztof Nykiel é indicado que o objetivo da concessão é o de “aumentar a devoção dos fiéis e obter a salvação das almas, em virtude das faculdades que lhe foram atribuídas pelo Sumo Pontífice Papa Francisco pela Providência Divina”.

Indulgência Plenária

Um trecho do documento diz que a Penitenciaria Apostólica “concede a Indulgência Plenária dos tesouros celestiais da Igreja” aos que participarem, no dia 23 de julho, “da celebração solene que o Papa Francisco presidirá na Basílica de São Pedro, ou de várias funções que serão realizadas em todo o mundo. A Indulgência plenária também poderá ser aplicada como sufrágio às almas do purgatório”.

Se destaca que esta concessão atende ao recente pedido apresentado pelo prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, Cardeal Kevin Joseph Farrell. Para receber a indulgência plenária é necessário seguir as “condições habituais de confissão sacramental, comunhão eucarística e oração segundo as intenções do Sumo Pontífice”.

Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

Instituído pelo Papa Francisco no ano de 2021, o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos é celebrado anualmente no quarto domingo do mês de julho. O tema deste ano para a celebração é ‘De geração em geração, a sua misericórdia’.

Segundo o prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, Cardeal Kevin Farrell, “com o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, o Santo Padre nos convida a tomar consciência da importância dos idosos na vida da sociedade e das nossas comunidades e a fazê-lo, não de modo pontual, mas estrutural”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas