Gaudium news > Festividade de Corpus Christi na Arquidiocese de Curitiba terá 116 tapetes

Festividade de Corpus Christi na Arquidiocese de Curitiba terá 116 tapetes

A tradição de montar tapetes para a Festa do Corpo e Sangue de Jesus é considerada uma das manifestações artísticas populares mais ricas em detalhes da Igreja Católica.

Festividade de Corpus Christi na Arquidiocese de Curitiba tera 116 tapetes

Foto: Divulgação/Arquidiocese de Curitiba/Bruno Fabiano.

Paraná – Curitiba (18/05/2023 09:59, Gaudium Press) A Arquidiocese de Curitiba divulgou sua programação por ocasião da festividade de Corpus Christi, que este ano a Igreja Católica celebrará no dia 8 de junho. Um dos destaques deste ano são os 116 tapetes que ocuparão toda a extensão do trajeto entre a Praça Tiradentes e a praça Nossa Senhora de Salette.

Tradição dos tapetes de Corpus Christi

A tradição de montar tapetes para a Festa do Corpo e Sangue de Jesus é muito antiga, sendo considerada uma das manifestações artísticas populares mais ricas em detalhes da Igreja Católica. Além disso, normalmente as peças são preparadas pelos fiéis, fazendo com que eles se sintam parte das festividades.

Membros de diferentes comunidades e movimentos paroquiais se reúnem logo cedo para confeccionar verdadeiras obras de arte em espaços respectivamente reservados, manifestando criatividade e devoção. Os desenhos e frases estampados nas ruas costumam ser feitos com materiais como serragem, papéis coloridos, pedras tingidas, entre outros.

Festividade de Corpus Christi na Arquidiocese de Curitiba tera 116 tapetes 1

Foto: Divulgação/Arquidiocese de Curitiba/Carol Percegonha.

Solenidade de Corpus Christi na Arquidiocese de Curitiba

Dentre as estampas mais tradicionais estão as ligadas à Eucaristia, tais como o pão, o trigo, as uvas, o vinho, o cálice e a hóstia. Porém, também são confeccionados tapetes com temáticas voltadas às vocações, aos padroeiros das comunidades, ao Espírito Santo e à Nossa Senhora.

A celebração da Solenidade de Corpus Christi na Arquidiocese de Curitiba será iniciada às 15h com uma Santa Missa na Praça Tiradentes, presidida por Dom José Antônio Peruzzo, Arcebispo Metropolitano. Logo depois será realizada a procissão com o Santíssimo Sacramento que seguirá o trajeto previamente traçado pelos tapetes até o Palácio Iguaçu onde será dada uma bênção com o Santíssimo. Ao longo do dia também haverá atendimento de Confissões e Adoração Eucarística. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas