Gaudium news > Festa de Santa Faustina Kowalska é inscrita no Calendário Romano Geral

Festa de Santa Faustina Kowalska é inscrita no Calendário Romano Geral

Segundo o decreto, a nova memória deverá ser inserida em todos os Calendários e Livros litúrgicos da celebração da Missa e da Liturgia das Horas.

Santa Faustina Kowalska 1

Cidade do Vaticano (18/05/2020 18:00, Gaudium Press) A celebração de Santa Faustina Kowalska, virgem, foi inscrita no Calendário Romano Geral. A notícia foi divulgada nesta segunda-feira, 18 de maio, pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.

Recordando um trecho do Magnificat, “De geração em geração, a sua misericórdia chega aos que o temem”, recitado por Nossa Senhora por ocasião da Visitação de sua prima Santa Isabel, o documento explica que esse cântico é refletido “na experiência espiritual de Santa Faustina Kowalska que, como um presente do Céu, viu no Senhor Jesus Cristo o rosto misericordioso do Pai e tornou-se anunciadora”.

Proclamar e implorar a Misericórdia Divina

No decreto, assinado pelo prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, Cardeal Robert Sarah, e pelo secretário do organismo, Dom Arthur Roche, se destaca que “ouvindo Aquele que é Amor e Misericórdia, ela (Santa Faustina) entendeu que nenhuma miséria humana pode medir-se com a misericórdia que jorra inexaurível do coração de Cristo. Tornou-se, portanto, inspiradora de um movimento destinado a proclamar e implorar a Misericórdia Divina para o mundo inteiro”.

Santa Maria Faustina Kowalska 5

Nascida em 1905 em um povoado de Glogowiec, perto de Lódz, na Polônia, Santa Faustina faleceu em Cracóvia no ano de 1938, sendo canonizada no ano 2000 por São João Paulo II. Na ocasião, seu nome “se tornou conhecido em todo o mundo, promovendo em todos os componentes do povo de Deus, pastores e fiéis leigos, a invocação da Misericórdia Divina e seu testemunho crível na conduta de vida dos fiéis”.

Memória facultativa no dia 5 de outubro

“O Sumo Pontífice Francisco, aceitando as petições e desejos dos Pastores, de religiosas e religiosos, bem como associações de fiéis, considerando a influência exercida pela espiritualidade de Santa Faustina em diferentes regiões do mundo, ordenou que o nome de Santa Maria Faustina (Elena) Kowalska, virgem, seja inscrito no Calendário Romano Geral e sua memória facultativa seja celebrada por todos em 5 de outubro”, diz o documento.

Santa Faustina Kowalska Divina Misericórdia 1

De acordo com o texto, a nova memória deverá ser inserida em todos os Calendários e Livros litúrgicos da celebração da Missa e da Liturgia das Horas, adotando os textos litúrgicos anexos a este decreto que devem ser traduzidos, aprovados, e depois da confirmação da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, publicados pelas Conferências Episcopais. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas