Gaudium news > Festa de Nossa Senhora do Carmo e 300 anos da Província Carmelitana

Festa de Nossa Senhora do Carmo e 300 anos da Província Carmelitana

A Província Carmelitana de Santo Elias está presente em sete estados do Brasil e sempre favoreceu e incentivou a devoção à Virgem do Carmo.

 A Província Carmelitana de Santo Elias está presente em sete estados do Brasil no Brasil e sempre favoreceu incentivou a devoção à Virgem do Carmo.

Redação (15/07/2020 12:06, Gaudium Press) Neste ano de 2020, a celebração da Festa de Nossa Senhora do Carmo, 16 de julho, será marcada também pelas comemorações dos 300 anos da ereção canônica da Província Carmelitana de Santo Elias (PCSE), no Brasil.

O III Centenário da Província testemunha não só a vitalidade e pujança da Ordem Carmelita, mas também sua atualidade e “jovialidade”.

Em nossos dias a Província Carmelitana de Santo Elias está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Tocantins, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

A Província Carmelitana de Santo Elias está presente em sete estados do Brasil e sempre favoreceu e incentivou a devoção à Virgem do Carmo.

As comemorações do III Centenário nas diversas dioceses

Em todos estes lugares as comemorações religiosas tiveram início no 7 deste
mês de julho e devem prosseguem até amanhã, dia 16 de julho, Festa litúrgica de Nossa Senhora do Carmo.

Por motivo das restrições impostas pela pandemia do coranavírus, em diversas comunidades haverá transmissões online de Missas, do novenário, e outros atos religiosos.
As tradicionais quermesses serão realizadas no sistema drive-thru.

Arquidiocese de São Salvador da Bahia

O Convento do Carmo de Salvador, na Bahia, teve como tema: “Esperança Nossa, Salve!”. O Convento realizou seu novenário do dia 7 último, até hoje, sempre às 19horas.
O novenário foi uma oportunidade para reflexões e aprofundamento da Carta Encíclica Spe Salvi, do Papa Emérito Bento XVI.

Amanhã, 16 de julho, dia dedicado à Virgem do Carmo, as serão celebradas Missas e haverá uma procissão-carreata em honra da Padroeira que sairá pelas ruas do bairro logo após a Celebração Eucarística das 16h30min.

Dom Sergio da Rocha, cardeal arcebispo da Arquidiocese de São Salvador da Bahia e primaz do Brasil, presidirá uma Missa Solene no Convento do Carmo de Salvador.

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro

Para a preparação da Festa de Nossa Senhora do Carmo, os carmelitas do Rio de Janeiro se inspirados no tema: “Com a Virgem Santíssima elevemos louvores a Deus pelos 300 anos da Província de Santo Elias”.

O novenário para a Festa da Virgem do Carmelo e comemorações dos 300 anos da Província foi realizada na Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Lapa do Desterro, no Centro do Rio e se desenvolveu até hoje.
No dia dedicado à Virgem do Carmo, 16 de julho, as missas serão celebradas às 8h, 10h e 18h, na Igreja que fica na Rua da Lapa, 11, no Centro.

Diocese de Itaguaí

O tema escolhido para a Festa do Carmo neste ano em Angra dos Reis, na Diocese de Itaguaí, no Rio de Janeiro, foi: “Salve Rainha Mãe e Protetora dos Carmelitas nos 300 anos da Província Carmelitana de Santo Elias”.
Nesta cidade, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição realizou seu novenário de 7 julho até esta quarta-feira.
No dia dedicado à Virgem do Carmo, 16 de julho, as missas serão celebradas às 7h e às 12h, e a Missa Solene será realizada às 19horas.

A Província Carmelitana de Santo Elias está presente em sete estados do Brasil e sempre favoreceu e incentivou a devoção à Virgem do Carmo.

Arquidiocese de São Paulo

Em São Paulo, toda a preparação e as celebrações são transmitidas pelo canal oficial da Basílica no YouTube e no Facebook (@basilicadocarmo).

Toda a programação referente às comemorações deste ano tão especial para a Província Carmelitana de Santo Elias está sendo realizada na Basílica de Nossa Senhora do Carmo, no bairro da Bela Vista.

A Novena foi sempre precedida pela oração do Santo Terço.

O encerramento das festividades ocorrerá na solenidade do dia 16, Dia de Nossa Senhora do Carmo, com celebrações às 10h, 12h, 16h e 19h30min.
O bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, Dom Carlos Lema Garcia, presidirá a Missa das 12h.

Diocese de Mogi das Cruzes

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Mogi das Cruzes (SP), realizou seu novenário preparatório para a Festa de Nossa Senhora do Carmo e comemoração dos 300 anos da Província com transmissão, ao vivo, pelo YouTube e Facebook(@carmelitasmogidascruzes).

No dia dedicado à Virgem do Carmo, 16 de julho, missas serão celebradas às 7h, 10h, 12h, 15h e 19h30min, sendo esta última transmitida, ao vivo, pelas redes sociais.

O tema usado para a preparação das festividades foi inspirado pela passagem bíblica: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” – ( Lc 10, 33-34).

Diocese de Jundiaí

Dentro das normas estabelecidas pelo Bispo Diocesano de Jundiaí, Dom Vicente Costa, que, após observar o Plano São Paulo de Flexibilização, anunciado pelo Governo do Estado, determinou que as paróquias permanecessem fechadas, os frades carmelitas da Igreja de Nossa Senhora do Carmo de Itu (SP), Frei Sílvio Ferrari (Reitor e Ecônomo) e Frei Clóvis Nascimento, decidiram realizar o novenário e a Missa em honra à Padroeira sem a presença dos fiéis.

As celebrações foram transmitidas ao vivo pelo canal do YouTube (Congregação Mariana do Carmo Itu).

Arquidiocese de Belo Horizonte

Desde o último dia 7 até hoje, a Igreja Nossa Senhora do Carmo, em Belo Horizonte (MG), realizou a novena de Nossa Senhora do Carmo às 15h; promoveu a recitação do Santo Terço e novena, às 18h; e realizou a celebração da Santa Missa, às 19h.

No dia dedicado à Flor do Carmelo, 16 de julho, missas serão celebradas às 7h, 11h, 15h e 19h. A Igreja fica na Rua Grão Mogol, 502, Carmo.

Arquidiocese de Palmas

O tema que norteou os preparativos para a Festa do Carmo e os 300 anos da Província Carmelitana realizados na Paróquia Nossa Senhora do Monte do Carmo, em Palmas, no Tocantins, foi: “Com Maria conectados no amor de Jesus”.

Durante a preparação, diariamente, foi realizado o novenário iniciando com o Terço Mariano, seguido de Missa com transmissões, ao vivo, pelas redes sociais (Facebook, Instagram e YouTube).

Para o dia dedicado à Virgem do Carmo, 16 de julho, as missas e momentos de oração serão realizados e Dom Pedro Brito Guimarães, Arcebispo de Palmas, presidirá a Missa Solene às 19h.  (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas