Gaudium news > Festa de Nossa Senhora Achiropita chega a sua 94ª edição

Festa de Nossa Senhora Achiropita chega a sua 94ª edição

Localizada no bairro da Bela Vista (Bixiga), em São Paulo, a Paróquia Nossa Senhora Achiropita é a única no Brasil dedicada a esta invocação mariana.

São Paulo (17/08/2020 09:00, Gaudium Press) A tradicional Festa de Nossa Senhora Achiropita chega neste mês de agosto a sua 94ª edição. Localizada no bairro da Bela Vista (Bixiga), em São Paulo, a Paróquia Nossa Senhora Achiropita é a única no Brasil dedicada a esta invocação mariana.

História de Nossa Senhora Achiropita

A história dessa devoção italiana se origina no ano de 580, quando um capitão, ao enfrentar uma terrível tempestade em alto mar, pediu socorro a Mãe de Deus, prometendo-lhe, caso fosse salvo junto de sua tripulação, construir um santuário em homenagem a Nossa Senhora.

Após alcançar a graça, foi cumprir sua promessa, para isso contratou um artista para pintar a imagem de Nossa Senhora, mas tudo o que era pintado durante o dia, desaparecia à noite. Foi então que colocaram um vigia para impedir que a pintura fosse danificada.

Significado de Achiropita

Em certa noite, uma bela mulher apareceu com seu filho no colo pedindo para entrar e rezar. O vigia permitiu, mas após um tempo, vendo que a mulher demorava resolveu verificar o que estava acontecendo. Assim que ingressou na igreja viu a imagem da mulher e do menino estampadas no quadro.

Impressionado com o feito, o vigilante saiu pelas ruas gritando: “Nossa Senhora Achiropita! Nossa Senhora Achiropita!”. ‘Achiropita’ significa ‘não pintada por mãos humanas’.

Devoção de Nossa Senhora Achiropita no Brasil

A devoção a Nossa Senhora Achiropita chegou ao Brasil no século XIX através dos imigrantes italianos. Sentindo a falta da ‘Madonna’, modo carinhoso pelo qual chamam a Mãe de Deus, mandaram fazer uma réplica da imagem, que ficou pronta em 1904 e veio no porão de um navio dentro de um caixote de cebolas.

Primeira festa de Nossa Senhora Achiropita

Chegando ao seu destino final, por não ter ainda uma igreja dedicada a ela, a imagem era custodiada na casa dos próprios italianos. Em 1910 foi feito um altar na rua, e se organizou a primeira festa de Nossa Senhora Achiropita, na qual, contando com a participação e doação dos devotos, se conseguiu arrecadar dinheiro suficiente para se construir a igreja.

Quando ocorre a festa de Nossa Senhora Achiropita?

Tradicionalmente a festa ocorre no mês de agosto. Cerca de mil e duzentos voluntários trabalham durante o ano inteiro na organização do evento, que reúne por volta de 250 mil pessoas. Durante os festejos, além dos tradicionais pratos italianos, são celebradas Santas Missas, realizadas novenas e de hora em hora é dada uma bênção aos devotos de Nossa Senhora Achiropita.

“O objetivo da festa sempre foi fazer alguma coisa de bom. Primeiro, a construção da igreja, a pintura da igreja, e hoje são as obras sociais. Temos hoje uma obra que atende mais de mil pessoas diariamente. Tudo isso com a renda da festa”, explica Maria Emília Moitinho, relações públicas da festa. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas