Gaudium news > Festa das cinco chagas do Senhor

Festa das cinco chagas do Senhor

No dia 7 de fevereiro, em Portugal, celebra-se a Festa das Cinco Chagas, em memória da promessa que Nosso Senhor Jesus Cristo fez a Afonso Henriques sobre a fundação de Portugal.

458px Milagre de Ourique c. 1880 1890 Antonio Jose Pereira Irmandade de Nossa Senhora de Rodes Paroquia de Reriz Diocese de Viseu

Redação (06/02/2024 20:04, Gaudium Press) Aos 30 anos de idade, Afonso reuniu um exército de 12.000 homens e partiu em direção ao Sul a fim de combater os infiéis. Ao chegarem a Ourique, no Alentejo, seus guerreiros ficaram inseguros diante do exército dos muçulmanos, composto de aproximadamente 400.000 soldados, comandados por cinco reis africanos e andaluzes.

O próprio Dom Afonso escreveu, posteriormente, o que se passou.

Entrou ele em sua tenda e, tomando a Bíblia, leu no livro dos Juízes a vitória de Gedeão o qual, com apenas 300 homens escolhidos, derrotou 135.000 madianitas que oprimiam o povo eleito. E, em oração ao Redentor, pensou:

“Mui bem sabeis Vós, Senhor Jesus Cristo, que por amor vosso tomei sobre mim esta guerra contra vossos adversários; em vossa mão está dar a mim e aos meus fortaleza para vencer estes blasfemadores de vosso Nome.”

Então, Nosso Senhor pregado na Cruz, circundado de Anjos, apareceu a Dom Afonso que se prosternou e, derramando lágrimas, disse:

“A que fim me apareceis, Senhor? Quereis, porventura, acrescentar Fé a quem tem tanta? Melhor é por certo que Vos vejam os inimigos e creiam em Vós, que eu, que desde a fonte do Batismo Vos conheci por Deus verdadeiro, Filho da Virgem e do Padre Eterno, e assim Vos conheço agora.”

O Redentor respondeu-lhe: “Não apareci deste modo para acrescentar tua Fé, mas para fortalecer teu coração neste conflito, e fundar os princípios de teu reino sobre pedra firme. Confia, Afonso, porque não só vencerás esta batalha, mas todas as outras em que pelejares contra os inimigos de minha Cruz!”

escudo portugal“Fortalecer teu coração” significa que ele não podia se deixar levar pela insegurança de seus soldados, mas investir corajosamente contra os maometanos.

Jesus afirmou também que Dom Afonso fundaria um império por meio do qual seu Nome seria pregado em nações desconhecidas. Pode-se dizer que Ele profetizava a evangelização do Brasil.

E acrescentou que Dom Afonso deveria compor um escudo de armas no qual estariam representadas as cinco chagas de Nosso Senhor crucificado, que foram o preço pelo qual Ele redimiu o gênero humano.[1]

Por Paulo Francisco Martos


[1] Trecho extraído do artigo Afonso Henriques e a Batalha de Ourique, por Paulo Francisco Martos.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas