Gaudium news > Festa da Divina Misericórdia: Papa celebrará Missa no Santuário do Santo Espírito em Sassia

Festa da Divina Misericórdia: Papa celebrará Missa no Santuário do Santo Espírito em Sassia

A Igreja do Santo Espírito em Sassia é um Santuário romano dedicado à espiritualidade de Jesus Misericordioso que fica a poucos metros da Praça São Pedro.

A Igreja do Santo Espírito em Sassia é um Santuário romano dedicado à espiritualidade de Jesus Misericordioso que fica a poucos metros da Praça São Pedro.
Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 17-04-2020, Gaudium Press) No próximo domingo, 19 de abril, primeiro domingo depois da Pascoa, o “Domingo in albis”, será a Festa da Divina Misericórdia, instituída no ano 2000 por São João Paulo II, solicitada pelo próprio Jesus Santa Faustina Kowalska.
Neste dia, quando se completam 20 anos da instituição desta Festa, em 30 de abril de 2000, o Papa Francisco vai celebrar uma Missa, em forma privada, na Igreja do Santo Espírito em Sassia, um Santuário romano dedicado à espiritualidade de Jesus Misericordioso que fica a poucos metros da Praça São Pedro. Depois de 25 anos, um Papa volta a esse Santuário, desde que João Paulo II lá esteve em 1995.

O Papa Francisco recordou na audiência geral de quarta-feira que foi o próprio Jesus que, aparecendo à irmã Faustina, em Plock, em 1931, pediu a instituição da festa da Divina Misericórdia, para que “seja um abrigo e refúgio para todas as almas e especialmente para os pobres pecadores”.
Segundo a Sala de Imprensa do Vaticano, após a Missa que será às 11 horas da manhã, Francisco recitará a oração do Regina Coeli,

João Paulo II na Igreja do Santo Espírito em Sassia

O Papa Wojtyla celebrou a Missa na Igreja do Santo Espírito em Sassia, em 23 de abril de 1995, domingo “in albis”. Um ano antes o cardeal vigário Camillo Ruini tinha instituído naquele local um centro de espiritualidade da Divina Misericórdia.
No final da celebração, João Paulo II abençoou a imagem de Jesus misericordioso que é venerado na igreja e que foi realizada em meados do século IX pelo Papa Leão IV, e mais tarde a imagem foi reconstruída por Paulo III, em 1538, e posta voltada para a direção da nova Basílica de São Pedro,.

As ligações de João Paulo II com a oitava da Páscoa

O Papa João Paulo II foi devoto do culto da Divina Misericórdia desde a sua juventude.
Santa Faustina morreu em 1938 quando não tinha mais que 33 anos de idade e foi beatificada em Cracóvia, na Polônia, pelo Papa João Paulo II em 18 de abril de 1993, na Oitava de Páscoa.
Na véspera da festa por ele estabelecida, em 2 de abril de 2005, João Paulo II faleceu; no dia 1º de maio de 2011, também um Domingo da Divina Misericórdia, ele foi beatificado pelo seu sucessor Bento XVI e finalmente, no dia 27 de abril, no primeiro Domingo depois da Páscoa, o Papa Francisco o proclamava santo.

Indulgência plenária na Festa da Divina Misericórdia

Cinco anos depois, instituindo a festa da Divina Misericórdia, o Papa Wojtyla concedeu a indulgência plenária aos que participarem da celebração da Festa da Divina Misericórdia, de acordo com “as condições habituais”, como se lê no decreto de instituição da Penitenciária Apostólica que concede a Indulgência:
– Confissão Sacramental, Comunhão Eucarística e oração segundo a intenção do Sumo Pontífice aos fiéis que, no Domingo depois da Páscoa, ou da ‘Divina Misericórdia’, em qualquer igreja ou oratório, com a alma totalmente desprendida do afeto por qualquer pecado, mesmo venial, participem de práticas de piedade realizadas em honra da Divina Misericórdia, ou pelo menos recitem, na presença do Santíssimo Sacramento da Eucaristia, publicamente exposto ou conservado no tabernáculo, o Pai Nosso e o Credo, com o acréscimo de uma piedosa invocação ao Senhor Jesus Misericordioso”. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas