Gaudium news > Fechar os olhos para não ver, ou abrir a boca para denunciar?

Fechar os olhos para não ver, ou abrir a boca para denunciar?

Diante das dificuldades da Igreja, que posição tomar? Fechar os olhos, fingindo que nada está acontecendo, ou acreditar que ainda há uma solução?

640px Basilica di San Pietro in Vaticano September 2015 1a

Cícero Leite (04/07/2020 19:43, Gaudium Press) Viajei, neste final de semana, para o interior de Minas Gerais. Os trabalhos do escritório em São Paulo haviam diminuído e a brecha veio em hora boa. Para surpresa minha, chegando à cidade de meus familiares, no final da tarde de sexta-feira, encontrei, parado no semáforo, uma antiga conhecida de minha mãe. Procurei na memória com esforço verdadeiramente atlético, mas apenas lembrei que era costureira e muito piedosa. Ela se aproximou do carro e, de longe, ergueu os braços, dizendo com voz carregada do sotaque característico:

– Doutor Cícero! Oh, mas que alegria! E quanto tempo…

Eu apenas tentava responder, sorridente, sem usar seu nome esquecido. Perguntei então se ela não queria uma carona. (Nesta cidade ninguém usava máscaras, e eu, ainda com reflexos da quarentena, vinha com uma debaixo do queixo). Ela retrucou assustada:

– Corona?!

Explicando-me melhor, ela aceitou com alívio.

O sinal verde já havia passado, mas, como boa e pacata cidade do interior, não havia carros para congestionar.

Acomodando-se em meu automóvel, enquanto puxava o cinto de segurança, ela perguntou:

– Você leu o jornal hoje, Cícero?

À vista de minha resposta afirmativa, ela continuou:

– Está subindo o preço do tomate. Parece que deu uma praga na folhagem e os agricultores estão com dificuldade na colheita.

Claro! Aquela senhora não podia comentar a situação da economia mundial, e nem mesmo as dificuldades que passa a Igreja, pois afinal de contas, era uma simples costureira e dona-de-casa. Ademais, ela não imaginava que os jornais da sua cidade não circulavam em São Paulo. Assim, por educação, tive que preocupar-me um pouco pelos problemas do tomate.

Em certo momento, inesperadamente, ela cessou de falar. Introduzi, então, o tema das eleições em outubro deste ano (agora adiadas), e ela me surpreendeu com um pensamento que já tinha ouvido em outro lugar, mas, que havia caído no esquecimento do mesmo modo que havia perdido o nome dela. Ela disse:

– Olha, Dr. Cícero, ouça essa frase que meu avô dizia: “o povo sempre tem o rei que merece”. O senhor acha que, com tanta violência, com tanto roubo e coisas erradas que há nesse mundo, vamos ter bons governantes? Esse mundo abandonou a Deus! Esse mundo já está ficando sem fé e não pratica mais os Mandamentos. O senhor acha que Deus vai dar para nós alguém que seja melhor que os anteriores?

Confesso que fiquei assustado e não quis entrar no mérito da questão. Porém, joguei um argumento para ver como ela se saía:

– Mas veja o seguinte: isso não parece ser uma regra geral ou, pelo menos, há exceções. Note, por exemplo, o caso do povo judeu; outrora eles não mereciam, mas Deus lhes mandou Moisés para guiá-los.

Sem titubear ela retrucou:

– Moisés era um profeta, e muitas vezes o povo não quis segui-lo. Eles adoraram ídolos e o próprio Aarão, que era sacerdote, desviou o povo.

Era inimaginável! De alguém que se preocupava com tomates podia sair esta teologia? Eu estava boquiaberto.

– Bem, falando em profeta, o que a senhora acha desta crise toda na Igreja, as divisões, os “mal-entendidos”, os abusos… Será que Deus não vai mandar um profeta para nos guiar, ainda que não mereçamos?

Ela ficou pensativa e disse:

– Para dizer a verdade, eu não sei bem o que acontece na Igreja e procuro sempre fechar os olhos para essas notícias que falam mal dos bispos e dos padres, rezando a Deus para que seja tudo mentira. Desde criança eu aprendi que os padres têm voto de castidade e de pobreza (sic). Como pode ser que eles estejam roubando ou cometendo aqueles escândalos? Eu prefiro ainda acreditar nos padres…

Ela ainda falava, quando o carro parou em outro semáforo, diante de uma mercearia. Ela abriu a porta e disse:

– Muito obrigada pela carona! Minha casa é na rua de baixo, pode deixar que vou a pé até lá. Foi uma alegria…

E assim, abruptamente, nos despedimos e ela partiu.

Na verdade, aquela dona-de-casa havia costurado muitos assuntos em minha cabeça, mas deixava inúmeros pontos sem nó:

 1º Padres?! Quanto tenho sabido sobre padres que desejam abandonar a batina – ou melhor, o clergyman, e vá lá – para se casar. Por outro lado, quanto são os casais que me buscam para dar entrada no divórcio – que inversão de valores!

2° Como solucionar os inúmeros casos de escândalos financeiros que pululam na “caixa de entrada” dos meus e-mails, sobretudo por parte daqueles chamados a praticar a pobreza por vocação? E também, como instruir sobre a aplicação honesta das doações aos mais necessitados?

3° E ainda, o que pensar dos obscuros casos financeiros por parte de membros da Secretaria de Estado, e das mudanças intestinas sem fim do APSA? Pois quem estará, de fato, agindo com lealdade e retidão? Que fazer: fechar os olhos para não ver, ou abrir a boca para denunciar?

4º Todas essas circunstâncias nasceram à raiz do quê? De alguém “que escolhemos”, ou de algum “profeta” que rejeitamos?

Reflexivo e imerso nessas indagações, o contato com aquela antiga conhecida me trouxe ainda à mente certa parábola campestre, presente num dos meus preferidos livros dentre aqueles que compõem as Sagradas Escrituras, o dos Juízes: “As árvores resolveram um dia eleger um rei para governá-las e disseram à oliveira: reina sobre nós! Mas ela respondeu: renunciarei, porventura, ao meu óleo que constitui minha glória aos olhos de Deus e dos homens, para colocar-me acima das outras árvores? […] E todas as árvores disseram ao espinheiro: vem tu, reina sobre nós! E o espinheiro respondeu: se realmente me quereis escolher para reinar sobre vós, vinde e abrigai-vos debaixo de minha sombra; mas, se não o quereis, saia fogo do espinheiro e devore os cedros do Líbano! (cf. Jz 9, 8, 9-15).

E à busca de uma sombra mais frondosa para eu estacionar meu carro, conclui: mandai operários – santos – para a vossa messe!

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas