Gaudium news > Fé e Ciência: novo livro de Bento XVI tem matemático ateu como coautor

Fé e Ciência: novo livro de Bento XVI tem matemático ateu como coautor

Publicada em Roma, uma nova obra compila a troca de missiva entre o Papa Emérito Bento XVI e o matemático ateu Piergiorgio Odifreddi

Oito anos após o fim do seu pontificado, Bento XVI insiste que “Não há dois Papas”, e rejeita “teorias da conspiração”.

Redação (08/10/2022 11:30, Gaudium Press) O livro “Em caminho pela busca da verdade” (tradução livre do original “In cammino alla ricerca della Verità”) é o novo livro que contém a troca de cartas e a narração dos encontros de Bento XVI com o matemático Piergiorgio Odifreddi.

Editado por Rizzoli, a obra apresenta a troca do carteio de Bento XVI com Odifreddi entre 2013 e 2022. O livro foi apresentado ao público no último dia 6 de outubro na Universidade romana LUMSA (La Libera Università Maria SS. Assunta).

Em 2011, o matemático ateu Piergiorgio Odifeddi escreveu uma carta aberta ao Papa Bento XVI. A carta começava com uma citação da obra de Joseph Ratzinguer, Introdução ao Cristianismo de 1968 e perguntava sobre temas como Jesus Cristo e Deus.

Piergiorgio, que foi presidente honorário da União de Ateus Racionalistas e Agnósticos, não teve nenhuma resposta até 2013. Após sua renúncia ao Pontificado, Bento XVI respondeu a carta do matemático italiano. Nascia então uma amizade, “coisa rara” quando se trata de posicionamentos diferentes, explicou Monsenhor Vincenzo Paglia, presidente da Academia Pontifical para a Vida.

320px Piergiorgio Odifreddi portrait

Piergiorgio Odifreddi. Foto: Wikipedia, créditos de Cirone-Musi (Festival della Scienza, Genova)

Diálogo entre Fé e Razão

Sobre a atitude de Bento XVI em responder o matemático italiano após a renúncia, o padre Federico Lombardi comentou: “É um sinal da atenção (de Bento XVI) ao diálogo entre fé, razão e ciência, e da própria atitude voluntária e aberta com a qual sempre viveu”.

“Se até um papa e um ateu podem conversar com amizade, isso significa que talvez na vida também possamos nos comportar assim”, disse Piergiorgio Odifreddi.

Os temas das primeiras trocas de carta giravam em torno da fé e da ciência, mas à medida que a amizade evoluiu os assuntos eram também a lógica, a vida, a morte, a antropologia, etc.

Foi precisamente no luto que o Papa e o matemático se aproximaram ainda mais. Em 2020, o Papa Bento XVI perdeu seu irmão e o professor Odifreddi perdeu sua mãe. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas