Gaudium news > “Fé Católica”, maior patrimônio deixado pelos espanhóis nas Filipinas, diz Núncio na Espanha

“Fé Católica”, maior patrimônio deixado pelos espanhóis nas Filipinas, diz Núncio na Espanha

Somos gratos aos missionários que nos anunciaram o Evangelho ao longo dos séculos: A Fé cristã é a maior, mais profunda e mais duradoura herança nas Filipinas pela Espanha.

Somos gratos aos missionários que nos anunciaram o Evangelho ao longo dos séculos: A Fé cristã é a maior, mais profunda e mais duradoura herança nas Filipinas pela Espanha.

Redação (19/04/2021, 13:50, Gaudium Press) Ao realizar seu primeiro discurso durante a sessão plenária da Conferência Episcopal Espanhola – CEE, o Núncio Apostólico na Espanha Dom Bernardito Auza, agradeceu à Igreja e aos católicos espanhóis por terem levado –desde a300 anos– o Evangelho a sua pátria, as Filipinas.

Foi por meio da Espanha que a Fé católica chegou às Filipinas, diz o Núncio filipino

O Núncio abordou no início as questões a serem discutidas na sessão plenária da Conferência Episcopal Espanhola e, depois, Dom Auza aproveitou sua condição de filipino e representante do Papa para dizer:

“… visto que em minha pessoa a nacionalidade filipina coincide com a minha condição de Núncio Apostólico na Espanha é para mim uma grande e dupla satisfação evocar neste momento o transcurso do V Centenário da Evangelização do meu país, as Filipinas, com a chegada da expedição de Dom Fernando de Magallanes, em 16 de março de 1521.”

“A primeira Missa foi em 31 de março, domingo de Páscoa daquele ano, e os primeiros batismos em 14 de abril de 1521”, recordou Dom Auza.

“Foi por meio da Espanha, –cuja atuação é apresentada por historiadores credenciados como “modelo de compreensão, elevação e fusão dos povos”–, como a Fé católica chegou às Filipinas”, destacou o representante do Papa na Espanha provocando aplausos dos bispos da CEE reunidos em Assembleia.

Fé cristã: maior, mais profundo e mais duradouro patrimônio deixado pela Espanha nas Filipinas

“Com efeito, a fé cristã é a herança maior, mais profunda e mais duradoura dos mais de três séculos de presença espanhola nas Filipinas, pela qual estamos profundamente gratos aos missionários que nos anunciaram o Evangelho ao longo dos séculos. Por isso, ser filipino e legado do Romano Pontífice na Espanha, onde tudo começou, é para mim, como no caso da Expedição Magalhães e Elcano, um testemunho e uma prova de que a fé também se espalhou pelo mundo”.

Por isso, Dom Auza, nós, filipinos, celebramos este V Centenário da Evangelização sob o lema: “Gifted to Give”, inspirado no Evangelho de São Mateus 10.8: “Recebestes de graça, dá de graça”, com o duplo objetivo de uma nova evangelização e um impulso para a evangelização, disse o Núncio Apostólico aos Bispos da Espanha. (JSG)

(Foto Infocatólica)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas