Gaudium news > Fátima acolhe peregrinação de surdos

Fátima acolhe peregrinação de surdos

Deficientes auditivos peregrinam pela sétima vez até o lugar das Aparições de Nossa Senhora de Fátima.

Peregrinacao Nacional reune mais de mil acolitos no Santuario de Fatima

Portugal, Fátima – (13/09/2021 5:00, Gaudium Press) Ocorreu ontem a VII Peregrinação de Surdos. A Peregrinação foi organizada pelo Santuário de Fátima juntamente com o Grupo de intérpretes da Língua Gestual Portuguesa do Santuário.

A programação começou na capelinha das Aparições, com uma saudação especial a Nossa Senhora, imagem central da peregrinação. Depois os peregrinos foram convidados a visitar a exposição temporária “Rostos de Fátima”.

O museu planejou um roteiro específico para este conjunto de peregrinos. A visita contou com intérpretes do próprio santuário que explicaram aos peregrinos pontos importantes da exposição.

Uma Missa foi celebrada com interpretação de linguagem de sinais em Português. Também uma exortação aos fiéis e a segunda leitura foram em linguagem de gestos. O programa contou ainda com uma catequese onde foram explicados os vitrais de João de Souza Araújo, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

Santuario de Fatima inicia transmissao diaria de celebracoes pela internet

Fátima: um cuidado especial com os surdos

A preocupação do Santuário com os fiéis portadores de deficiência auditiva é antiga. Em 2013 o Santuário começou a oferecer interpretação de Sinais em algumas Missas. Em 2015 ocorreu a primeira peregrinação de deficientes auditivos.

Também em 2017, durante a visita do papa Francisco, todas as celebrações presididas pelo pontífice foram interpretadas com a linguagem gestual. Em 2019, um dos mistérios do rosário foi recitado alternadamente por uma criança surda e uma criança falante. (FM)

Com informações de Ecclesia.pt

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas