Gaudium news > Faleceu o Cardeal Jozef Tomko, prefeito emérito da Congregação para a Evangelização dos Povos

Faleceu o Cardeal Jozef Tomko, prefeito emérito da Congregação para a Evangelização dos Povos

Faleceu em Roma, nesta segunda-feira, o Cardeal Jozef Tomko, eslovaco de 98 anos de idade e Prefeito emérito da Congregação para a Evangelização dos Povos

480px J.Em . Jozef kardinal Tomko

Cardeal Jozef Tomko. Wikipedia.

Redação (08/08/2022, 09:30, Gaudium Press) O Cardeal Jozef Tomko de 98 anos faleceu na manhã desta segunda-feira, 08 de agosto, em Roma.

Ele era Prefeito Emérito da Congregação para a Evangelização dos Povos e do Comitê Pontifício para os Congressos Eucarísticos Internacionais. Ele era o Cardeal mais idoso do colégio cardinalício.

O Cardeal Tomko ingressou no Hospital Gemelli no dia 25 de junho com uma lesão na região cervical.

Ele passou um longo período internado e regressou a sua casa no último dia 6 de agosto, onde estava sob os cuidados de um enfermeiro do Vaticano.

Com o falecimento do Cardeal Jozef Tomko, o colégio cardinalício está temporariamente constituído por 206 cardeais, 116 são eleitores e 90 não são mais eleitores.

Porém, no próximo dia 27 o Papa vai criar 21 novos cardeais da Igreja Católica na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Desses novos cardeais, 16 são eleitores, pois têm menos de 80 anos de idade.

Biografia do Cardeal Jozef Tomko

O Cardeal Jozef nasceu em Udavské, na Eslováquia, em 11 de março de 1924. Primeiramente fez seus estudos de Teologia na Faculdade de Teologia de Bratislava.

Depois obteve diplomas de Teologia, Direito canônico e Ciências Sociais nas universidades romanas do Pontifício Ateneu Lateranense e na Pontifícia Universidade Gregoriana.

O Cardeal Tomko recebeu o sacramento da Ordem em março de 1949 e atuou por mais de 15 anos como vice-reitor do Pontifício Colégio Nepomuceno, em Roma.

Ele foi ordenado Bispo em 15 de setembro de 1979, após ser nomeado Arcebispo de Doclea e Secretário Geral do Sínodo dos Bispos.

Como Secretário Geral do Sínodo dos Bispos, cargo que ocupou durante seis anos, ajudou na preparação de vários sínodos, inclusive o sínodo de 1985 por ocasião do 20° aniversário do Concílio Vaticano II.

Teve uma presença ativa junto à comunidade eslovaca da Europa e do mundo. O Cardeal Jozef Tomko foi enviado várias vezes pela Santa Sé para reuniões de Bispos em várias partes do mundo.

Prefeito para a Congregação para a Evangelização dos Povos

O contato com outras realidades culturais lhe preparou para o cargo de pró-prefeito e depois de prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, em 1985.

Foi criado Cardeal pelo Papa João Paulo II em 25 de maio de 1985. Ocupou a função de Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos por dezesseis anos, até abril de 2001.

Ele também foi Presidente do Comitê Pontifício para os Congressos Eucarísticos Internacionais de 2001 até setembro de 2007. (FM)

Com informações de Vatican News.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas