Gaudium news > Faleceu o Cardeal George Pell

Faleceu o Cardeal George Pell

O Cardeal George Pell faleceu em Roma  na noite da última terça-feira, 10 de janeiro. O Cardeal australiano tinha 81 anos de idade

Cardinal George Pell in 2012

Redação (11/01/2023 09:10, Gaudium Press) O Cardeal australiano George Pell faleceu aos 81 anos de idade, na cidade de Roma, por volta das 21 horas da última terça-feira, 10 de janeiro. Ele vivia em Roma desde setembro de 2020.

A morte aconteceu por causa de complicações cardíacas que apareceram após uma operação no quadril à qual Dom Pell se submeteu. O Cardeal tinha um marca-passo implantado desde 2010.

George Pell nasceu em Ballarat, Victoria, em 1941. Ele foi Arcebispo de Sydney e posteriormente de Melbourne. Ele estava entre os Cardeais que foram chamados pelo Papa Francisco para estudar um projeto de reforma e do governo da Igreja Católica, em 2013.

O Cardeal Pell também foi nomeado prefeito da Secretaria da Economia do Vaticano, secretaria que iniciou várias reformas financeiras na Santa Sé.

Em junho de 2017, o Cardeal George Pell foi acusado de cometer abusos sexuais contra menores na década de 90. Deixou suas funções no Vaticano, nos anos de 2018 e 2019 respectivamente, para responder ao processo perante a corte australiana

Condenado a uma pena de seis anos de prisão, em 2018, o Cardeal recorreu da decisão. A Suprema Corte da Austrália reconheceu a existência de numerosas falhas formais no processo de Pell e, em abril de 2020, o Cardeal foi exonerado da decisão.

O Papa Francisco celebrou a decisão reconhecendo a importância de Pell nas reformas financeiras da Igreja e lamentou que o Cardeal teve que deixar tais funções por causa de calúnias.

Com a falecimento do Cardeal George Pell, o Colégio Cardinalício passa a contar com 125 Cardeais eleitores e 98 não-eleitores, fazendo um total de 223 Cardeais. (FM)

Com informações de Vatican News

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas