Gaudium news > Falece Cardeal Jorge Medina Estévez, Prefeito Emérito da Congregação para o Culto Divino

Falece Cardeal Jorge Medina Estévez, Prefeito Emérito da Congregação para o Culto Divino

Faleceu no último domingo, dia 3 de outubro, o Cardeal Jorge Medina Estévez aos 94 anos de idade

Chile (segunda-feira 04/10/2021 04:00, Gaudium Press) O antigo Prefeito da Congregação para o Culto Divino, o Cardeal Jorge Medina Estévez faleceu aos 94 anos de idade.

Nascido em 23 de dezembro de 1926, em Santiago do Chile, o Prelado foi ordenado sacerdote em 1954. Em 1955 obteve seu doutorado de teologia.

Participou ativamente no corpo docente da Universidade Católica do Chile, bem como na Igreja da capital e do país. Assistiu ao Concílio Vaticano II como perito.

A Serviço da Igreja no Chile

Em 1985 foi ordenado Bispo pelo Papa João Paulo II, para assumir o cargo de Bispo auxiliar de Rancágua. Posteriormente foi Bispo titular da mesma cidade.

Era Bispo de Valparaíso quando, em 1996, foi nomeado Pró Prefeito da Congregação para o Culto Divino e da Disciplina dos Sacramentos. Foi eleito cardeal no dia 21 de fevereiro de 1998.

Dois dias depois, assumiu a função de Prefeito para a Congregação do Culto Divino onde permaneceu até completar a idade de 75 anos, em 2002.

Responsável pelo anúncio do novo Pontífice

Em 2005, O Cardeal ocupava a função de Cardeal Protodiácono e foi o responsável por anunciar ao mundo a eleição de Bento XVI, naquele 19 de abril de 2005, e impor ao novo Pontífice o pálio.

O Cardeal Medina comentou que, como Cardeal Protodiácono, era o responsável pelo anúncio da eleição e decidiu fazer o anúncio em vários idiomas.

Autor de vários livros e atividade acadêmica

Ao longo da vida, O Cardeal participou da Comissão Teológica Internacional do Vaticano e foi de valiosa contribuição para a edição, em 1992, do Catecismo da Igreja Católica. Foi autor ainda de várias obras teológicas, pastorais e de direito canônico.

Graças a seu grande entendimento sobre o Concílio Vaticano II recebeu o doutorado de Honoris Causa pela Universidade Notre Dame de Indiana.

E ainda o título de Doutor Scientiae et honoris causa pela Pontifícia Universidade Católica do Chile. Também foi nomeado com Capelão ad honorem da Soberana Ordem Militar do Hospital de São João de Jerusalém, de Rodes e de Malta.

Funeral do Cardeal

Conforme anunciado pela Conferência Episcopal Chilena, as exéquias serão celebradas nesta segunda-feira às 14:00, na Catedral Metropolitana de Santiago e o velório se realizará na Paróquia da Transfiguração do Senhor, em Las Condes. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas