Gaudium news > Falece Cardeal Alexandre Maria dos Santos, Arcebispo Emérito de Maputo

Falece Cardeal Alexandre Maria dos Santos, Arcebispo Emérito de Maputo

Faleceu na noite do dia 29 de outubro o primeiro Cardeal moçambicano, D. Alexandre Maria dos Santos

Moçambique – Maputo (sexta-feira 01/10/2021 7:00 – Gaudium Press) O Cardeal Dom Alexandre Maria dos Santos faleceu na noite do dia 29. A nota de falecimento foi dada pela diocese de Maputo, capital do país africano, que expressou sua dor e pesar com o ocorrido.

A nota informa ainda que a causa mortis foi doença e que o funeral será no dia 7 de outubro. Na véspera, a catedral de Maputo velará o corpo do Prelado até a celebração Eucarística das 18 horas.

Nascido na província de Zavala em 1924, Dom Alexandre Maria dos Santos foi o primeiro padre e cardeal moçambicano, ordenado em 1953 como sacerdote. Em 1972 foi reitor do seminário de Maputo. Entre os anos de 1975 e 2003, ele foi Arcebispo de Maputo. Dom Alexandre foi nomeado cardeal em 1988 pelo então Pontífice João Paulo II.

Graças a sua iniciativa a Igreja em Moçambique viu vários projetos se realizarem. A Universidade São Tomás de Moçambique nasceu sob seu impulso e aprovação, foi responsável pela fundação Cáritas no país, é fundador da Pia União Feminina de Nossa Senhora Mãe da África. 

Dom Alexandre dedicou boa parte de sua vida travando relações com outros países que foram colônias portuguesas: Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Guiné Bissau. Cardeal emérito desde 2003, Dom Alexandre vivia na capital moçambicana.

Com seu falecimento, o colégio cardinalício é composto por 121 eleitores e 95 não eleitores, com um total de 216 cardeais. (FM)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas