Gaudium news > Fábrica de São Pedro: a Escola de Artes e Ofícios do Vaticano

Fábrica de São Pedro: a Escola de Artes e Ofícios do Vaticano

Num momento em que a internet, a robótica e a inteligência artificial parecem dominar o mundo, escola do Vaticano prepara vinte jovens para os ofícios de entalhador de pedras, marmorista, estucador, decorador e marceneiro

 Basilica

Redação (18/01/2023 16:46, Gaudium Press) Doze rapazes e oito moças da Itália, Peru, Alemanha e Belarus, serão formados pelos melhores mestres artesãos da Basílica Vaticana, aprendendo, além do ofício de entalhador de pedras, marmorista, estucador, decorador e marceneiro, amor pela arte e pelos tesouros da Basílica de São Pedro.

No dia 16 de janeiro, foram iniciadas as aulas, a Escola de Artes e Ofícios da Fábrica de São Pedro, com a missão de ensinar aos jovens alunos a maestria dos ofícios de entalhadores de pedras e marmoristas, estucadores e decoradores, e marceneiros.

Os vinte alunos, são provenientes da Itália, Peru, Alemanha e Belarus, todos com diploma do ensino médio e educação técnico/artística, conforme estipulado no edital para a apresentação das candidaturas. Os mais jovens terminaram recentemente o ensino médio e escolheram a Escola de Artes e Ofícios da Fábrica de São Pedro antes de entrarem no mundo do trabalho ou dos estudos universitários. Outros são estudantes universitários que, sob conselho de seus professores, pediram para frequentar a Escola.

O Vaticano classifica esses jovens aprendizes como “os herdeiros dos jovens aspirantes a pedreiros, mestres de obras, marceneiros, entalhadores de pedras e todos os artesãos de artes mecânicas que a Fábrica começou a formar há 250 anos, instituindo o Estúdio Pontifício de Artes, um verdadeiro centro de formação de alta especialização.”

Cinco séculos formando novos artesãos

Segundo fontes de arquivo, desde o final do século XVIII, a frequência à Escola da Fábrica era gratuita, destinada à formação de jovens artesãos de toda Roma, aberta à noite e nos feriados para permitir que os alunos trabalhassem de manhã. Já naquela época, a Fábrica transmitia às novas gerações de artesãos os conhecimentos técnicos dos antigos e as habilidades necessárias para desenvolver o próprio serviço na Basílica Vaticana, como um ato de amor e responsabilidade. Como sublinhou o Cardeal Mauro Gambetti, presidente da Fábrica de São Pedro e da Fundação Fratelli tutti, a escola opta por voltar a promover a transmissão desses conhecimentos práticos, ligado ao saber fazer, com uma proposta didática e objetivos semelhantes.

A Escola é gratuita e o conhecimento será transmitido pelos melhores mestres da Basílica Vaticana, aos quais é confiada a manutenção e restauração de um verdadeiro tesouro de fé, arte e arquitetura. As aulas teóricas serão realizadas nas salas de aula especialmente montadas nas instalações do Palácio dos Cônegos, e as atividades de oficinas serão realizadas nos ateliês da Fábrica de São Pedro, onde os aspirantes a artesãos terão a oportunidade de praticar e trabalhar em estreito contato com os mestres artesãos.

Por mais de cinco séculos, a Fábrica de São Pedro tem sido um centro de alta especialização de conhecimento, capaz de estimular a criatividade e a habilidade de artistas e artesãos constantemente empenhados em atender às necessidades específicas de um edifício único como a Basílica do Vaticano. Os alunos aprenderão o artesanato tradicional, adaptado às novas tecnologias.

Como se candidatar a uma vaga?

Os cursos terão a duração de 6 meses, com frequência obrigatória. Durante toda a duração do curso, os alunos ficarão hospedados na residência “Villa Aurelia” dos Padres Dehonianos, localizada perto da Basílica.

A seleção dos candidatos, que foi realizada por meio de um teste e uma entrevista individual com o apoio da secretaria da Escola, coordenada por Paola D’Onofrio, levou em conta especialmente as motivações pessoais. Todos expressaram um desejo de se formar em ofícios antigos, que hoje parecem ser pouco atraentes para muitos de seus coetâneos. As informações para as inscrições para a próxima seleção da Escola de Artes e Ofícios “Fabbrica di San Pietro” podem ser obtidas escrevendo para a Secretaria da Escola: ([email protected]).

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas