Gaudium news > Exposição itinerante reúne imagens da Terra Santa

Exposição itinerante reúne imagens da Terra Santa

Intitulada como ‘A terra amada por Jesus’, a exposição terá por destino a Síria, o Líbano e o Iraque.

Exposicao itinerante reune imagens da Terra Santa 1

Redação (28/07/2021 09:38, Gaudium Press) Com o objetivo de dar a conhecer os lugares Santos através de fotografias do arquivo da Custódia da Terra Santa, foi criada uma exposição itinerante intitulada ‘A terra amada por Jesus’ e que terá por destino a Síria, o Líbano e o Iraque.

Segundo o idealizador da exposição, Frei Noor Tamas, a iniciativa pretende ser uma resposta ao desejo dos cristãos do Oriente Médio que sonham em poder visitar a terra de Jesus, mas que não podem fazê-lo por razões políticas.

Exposicao itinerante reune imagens da Terra Santa 2

Tentar mostrar um pouco da Terra Santa

O religioso explica que “muitas pessoas não têm a possibilidade de procurar informações on-line sobre os lugares sagrados, por isso a nossa tarefa é tentar levar a eles um pouco da Terra Santa, lá onde vivem: desta vez optamos por fazê-lo por meio de imagens”.

Esta exposição fotográfica foi criada a partir da leitura de diversos guias e fontes. Os textos foram escritos com a colaboração de Frei George e Johnny Jallouf. Já as fotografias que compõem a exposição foram retiradas do arquivo da Custódia da Terra Santa e do arquivo pessoal ou paroquial de vários frades, de Jerusalém, Síria e Líbano.

Exposicao itinerante reune imagens da Terra Santa 4

Instrumento para anunciar a Boa Nova

O projeto nasceu como uma pequena coletânea fotográfica dos lugares mais significativos do cristianismo. Mas acabou se tornando algo tornando-se uma história da vida dos franciscanos e um instrumento para anunciar a Boa Nova.

Nos primeiros painéis é contada a história da Custódia, da Ordem e a do próprio São Francisco, além do trabalho dos frades na Síria, no Líbano e na Jordânia. “Contar a nossa vida torna-se também uma oportunidade de anúncio a quem sente o chamado a seguir os passos de São Francisco e viver o nosso carisma missionário”, explica o Frei Noor.

Exposicao itinerante reune imagens da Terra Santa 3

Panorama do serviço da Custódia da Terra Santa

Ao longo da exposição são apresentados os Santuários ligados à Anunciação, à Ressurreição, à Visitação, ao nascimento, à obra e à vida quotidiana de Jesus. Quatro painéis expõem um panorama do serviço da Custódia da Terra Santa.

O primeiro é dedicado ao serviço dos franciscanos nas paróquias do Líbano, o segundo ao Santuário de São Paulo na Síria e às demais paróquias, o terceiro ao Memorial de Moisés no Monte Nebo, na Jordânia, o quarto fornece dados numéricos do serviço da Custódia da Terra Santa. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas