Gaudium news > Explicação sobre os Santos Óleos abençoados na Quinta-Feira Santa

Explicação sobre os Santos Óleos abençoados na Quinta-Feira Santa

Durante a celebração da manhã da Quinta-Feira Santa são consagrados os Santos Óleos que serão utilizados nos sacramentos do Batismo, Catecúmenos, Crisma, Unção dos Enfermos e nas Ordenações.

Explicacao sobre os Santos Oleos abencoados na Quinta Feira Santa

Foto: Divulgação/Vatican Media.

Redação (06/04/2023 09:52, Gaudium Press) Nesta quinta-feira, 14 de abril, a Igreja Católica inicia o Tríduo Pascal. Durante a celebração da manhã são consagrados os Santos Óleos que serão utilizados nos sacramentos do Batismo, Catecúmenos, Crisma, Unção dos Enfermos e nas Ordenações Sacerdotais. Ainda nesta missa, os padres renovam junto ao Bispo, os seus compromissos sacerdotais.

Significado do Óleo do Crisma

Cada um dos Santos Óleos tem um significado específico. O Óleo do Crisma, utilizado no sacramento da Confirmação, significa a plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”. Ao receber o sacramento da Crisma, o católico é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na Fé.

O Óleo do Crisma também é utilizado no sacramento da ordem, ungindo os novos sacerdotes trabalharão no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos sacramentos.

Explicação sobre o Óleo dos Catecúmenos

O Óleo dos Catecúmenos é utilizado nos adultos ou crianças que receberão o sacramento do Batismo, antes do rito da água. Seu significado está na libertação do mal, na força de Deus que penetra no catecúmeno, libertando-o e preparando-o para o nascimento pela água e pelo Espírito.

Simbolismo do Óleo dos Enfermos

O Óleo dos Enfermos normalmente é utilizado durante o sacramento dos enfermos, também conhecido como “extrema-unção”. Seu significado está na força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa na doença e no sofrimento. Ele também prepara a passagem do enfermo desta vida para a vida eterna. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas