Gaudium news > Ex-primeiro ministro francês dá sua opinião sobre o clero e a liturgia

Ex-primeiro ministro francês dá sua opinião sobre o clero e a liturgia

O recente livro de Tugdual Dennis trás algumas considerações de Édouard Philippe sobre sua incompreensão diante de certas liturgias e sua opinião sobre o clero francês, entre outras.

Intitulado: “A verdade sobre Édouard Philippe: narração de uma emboscada” [título original “La vérité sur Édouard Philippe: récit d’une embuscade”, em Robert Laffont] acaba de ser publicado.

O autor e também jornalista, Tugdual Dennis, apresenta a compilação de longas conversas que teve com Édouard Philippe, ex- ministro de Emanuel Macron e atual prefeito de Le Havre. As conversas ocorreram entre setembro de 2020 e junho de 2021.

No livro, Édouard Philippe fala sobre vários temas: futuro da França, islamismo, relações internacionais… Entre os temas abordados, Édouard Philippe dá sua opinião sobre a Igreja Católica e sobre a liturgia.

Édouard Philippe comenta a simplicidade, a inteligência e a profundidade de um sermão protestante durante um funeral, mas se lamenta que nem todas as homilias tenham tal interesse.

O político ainda afirma que se sente chocado diante de certas liturgias e animações litúrgicas, “Eu nunca entendi o violão durante a Missa. Para mim o sagrado ou é muito sóbrio, como a nudez que encontramos nos monastérios, ou é muito pomposo”.

Devido a afirmações um pouco críticas sobre a Igreja, ao longo das conversas com o autor, Tugdual pergunta se Édouard Philippe é anticlerical.

O ex-primeiro ministro afirma não ser anticlerical e declara que tem relações muito respeitosas com o bispo de Le Havre. Porém, afirma igualmente:  “mas também não fico feliz com o que o clero fez da Igreja católica. O nível do clero francês baixou globalmente, eu penso”.

 

Com informações de Le Salon Beige

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas