Gaudium news > Ex-bispo anglicano se converte ao catolicismo

Ex-bispo anglicano se converte ao catolicismo

Michael Nazir-Ali, 72 anos, nascido no Paquistão, foi bispo anglicano de Rochester de 1994 a 2009.

Bishop Michael picture cropped

Redação (15/10/2021 09:59, Gaudium Press) Michael Nazir-Ali foi bispo anglicano de Rochester de 1994 a 2009, renunciando seu cargo para estabelecer um centro, em Oxford, dedicado a promover o evangelismo ortodoxo e o diálogo com outras religiões.

Com dupla nacionalidade, inglês e paquistanês, era a principal autoridade da Comunhão Anglicana com o Islã e um especialista nas complexidades da Sharia e do sistema   islâmico. Ele criticou o apaziguamento dos fundamentalistas muçulmanos pelo establishment britânico e não simpatiza com a mentalidade burocrática dos líderes da Igreja da Inglaterra.

A conversão de um intelectual de tão alto perfil constitui um enorme impulso para o Ordinariato católico anglicano, criado pelo Papa Bento XVI para receber os anglicanos na Igreja Romana. Os amigos de Nazir-Ali dizem que ele já é um converso e agora é membro do Ordinariato.

Ao longo dos anos, vários clérigos anglicanos, muitos deles casados, acabam como sacerdotes católicos. Sua liturgia tem um estilo distintamente anglicano e inclue passagens do Livro de Oração Comum.

Comunicado

Em um comunicado confirmando sua conversão à Igreja Católica, Michael Nazir-Ali disse:

“Acredito que o desejo anglicano de aderir ao ensino apostólico, patrístico e conciliar pode agora ser melhor mantido no Ordinariato. As disposições lá para salvaguardar o patrimônio anglicano legítimo são muito encorajadoras e, acredito, que tal patrimônio em sua liturgia, abordagens ao estudo bíblico, compromisso pastoral com a comunidade, métodos de teologia moral e muito mais, tem muito a oferecer à igreja em geral”.

Os relatórios sugerem que, no final deste mês, Nazir-Ali será ordenado sacerdote católico pelo cardeal Vincent Nichols. É significativo que a cerimônia ocorra na Igreja do Ordinariato na Warwick Street, Soho, ao invés da Catedral de Westminster.

Por ser casado, Nazir-Ali não pode ser ordenado bispo católico. Antes de o Ordinariato ser estabelecido, o Papa Bento XVI havia considerado seriamente em permitir que os anglicanos se tornassem bispos. Nazir-Ali é um fervoroso admirador de Bento XVI. Apesar de se identificar com a ala evangélica da Igreja da Inglaterra, ele sempre teve uma boa disposição em relação ao catolicismo romano, tendo sido educado por católicos quando criança em Karachi.

Ele se opõe fortemente ao aborto e à eutanásia, tem pontos de vista conservadores sobre a moralidade sexual e culpa a “inovadora e infundada doutrina do multiculturalismo” de permitir que algumas comunidades islâmicas na Grã-Bretanha se convertam em “áreas proibidas”.

Sua conversão será bem-vinda por católicos conservadores, consternados com a confusão doutrinária do “caminho sinodal”.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas