Gaudium news > Evangelizar, catequizar mais nesta difícil situação que vivemos, recomendam Bispos Paraguaios

Evangelizar, catequizar mais nesta difícil situação que vivemos, recomendam Bispos Paraguaios

Em 2021 devemos nos preparar para continuar evangelizando e catequizando ainda mais nesta difícil situação que nos afeta, recomendam Bispos Paraguaios.

Em 2021 devemos nos preparar para continuar evangelizando e catequizando ainda mais nesta difícil situação que nos afeta, recomendam Bispos Paraguaios.

Assunção – Paraguai (02-02-2021, 15:40,  Gaudium Press) “A iniciação e a educação na fé com o acompanhamento das novas gerações de cristãos para viver esta fé é uma das atividades primordiais da Igreja”.

Com estas palavras iniciais a Coordenação Nacional de Catequese (CNC) da Conferência Episcopal do Paraguai oferece aos catequistas algumas orientações para este ano pastoral de 2021 iniciado agora no país, informa a Agencia Fides.

O organismo da Conferência Episcopal agradece a todos pelo empenho oferecido no ano de 2020 que colocou um grande desafio diante de todos nós.

“Neste ano de 2021 devemos nos preparar para continuar evangelizando e catequizando ainda mais nesta difícil situação que nos afeta”, dizem os dirigentes da Coordenação Nacional de Catequese (CNC).

Neste momento excepcional em que vivemos, a Igreja não pode se sentir desligada da comunhão entre nós que cremos no Senhor”

O organismo episcopal em suas orientações diz aos catequistas que é importante ter em mente que em cada diocese a situação é diferente, tanto nas áreas urbanas quanto rurais:

“Precisamos incentivar constantemente adultos, famílias, jovens e crianças, principalmente neste momento excepcional. A Igreja não pode se sentir desligada da comunhão entre nós que cremos no Senhor” é o objetivo geral destas indicações, que convidam catequistas e animadores a realizarem encontros periódicos, ainda que virtuais, para não perder o contato com os interlocutores e o relacionamento com as famílias.

A CNC recomenda que nas aulas de catecismo presenciais sejam observadas normas de segurança sanitárias

A CNC do Episcopado Paraguaio –porque ainda estamos vivendo uma pandemia– recomenda que nas aulas de catecismo e reuniões catequéticas presenciais, a observação de normas de segurança sanitárias estabelecidas pelas autoridades.

Para os bispos paraguaios, é preferível realizar as reuniões ao ar livre ou em salas muito amplas e ventiladas. Eles alertam também para o uso de máscara, gel desinfetante, distância social e reuniões de pequenos grupos …

“Devemos nos educar e sair do analfabetismo digital, ingressando na cultura digital”, recomenda os Bispos

Os bispos exortam os catequistas: “devemos nos educar e sair do analfabetismo digital, ingressando na cultura digital. É conveniente promover o virtual em todas as circunstâncias. Temos que nos preparar cada vez mais para usar bem os meios telemáticos ”como Zoom, WhatsApp, Facebook…
A CNC vai oferecer um curso de formação em mídia virtual. Recomenda-se dar preferência a meios simples como o envio de mensagens por WhatsApp e similares, o telefone e até a distribuição de áudios e vídeos oferecendo formas de interação.

É hora de enfatizar a oração, a vida de caridade e as obras de misericórdia como parte da catequese, recomenda, por fim, a CNC

“Tendo em conta que a pandemia ainda não acabou e que muitas coisas nos condicionam e nos fazem sofrer”, reitera e recomenda os dirigentes da CNC:

“Temos tantos adultos que devemos encorajar e fortalecer seu encontro com Jesus Cristo e eles têm, assim, a força para elevar as crianças e jovens, a apoiar os idosos: todos eles precisam ser iniciados na vida de fé”.

Se a parte doutrinal for menos forte nestes tempos, é hora de enfatizar a oração, a vida de caridade e as obras de misericórdia como parte da catequese, recomenda por fim a Coordenação Nacional de Catequese (CNC).

(Foto Fides)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas