Gaudium news > Europa: sinos das catedrais tocaram em apoio à Ucrânia

Europa: sinos das catedrais tocaram em apoio à Ucrânia

Os sinos de diversas catedrais europeias tocaram nesta quinta-feira, 3 de março de 2022, ao meio-dia. Uma maneira de os católicos afirmarem seu apoio aos ucranianos.  

810px Bourdon Marie

Redação (03/03/2022 17:27, Gaudium Press) Espanha, Alemanha, República Tcheca, Noruega, França, Suíça, Varsóvia, Inglaterra, enfim, por toda a Europa, os sinos de dezenas de catedrais tocaram durante sete minutos. “Com estes toques, lembramos os mortos de todos os países envolvidos, […] levamos em nossos pensamentos todos aqueles que são afetados por esta guerra, […] rezamos pela paz, e expressaremos nossa gratidão se as armas silenciarem”.

Esta foi uma iniciativa da Associação Europeia de Arquitetos de Catedrais da Europa: “não queremos ficar calados diante da guerra na Ucrânia. Os sinos tocaram por 7 minutos, cada minuto para um dia dessa guerra absurda,” lançada em 24 de fevereiro, pela Rússia.

Assim, “declaramos nossa solidariedade às pessoas que devem suportar esta guerra e temer por suas vidas, que devem organizar sua resistência contra um poder superior, (…) que têm a coragem de protestar contra os fautores da guerra em seu país”, continua a associação.

“Lamentamos os mortos de todos os países envolvidos”, acrescenta a nota da associação.

O grande sino de Notre-Dame de Paris, que não tocava desde outubro de 2020 para homenagear as vítimas do ataque à basílica de Notre-Dame em Nice, também soou nesta quinta-feira, ao meio-dia, “para pedir a paz na Europa”.

Algumas comunidades religiosas na Alemanha também quiseram tocar os sinos de suas igrejas em solidariedade ao povo ucraniano.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas