Gaudium news > Eucaristia será o centro da Assembleia Plenária dos Bispos dos EUA

Eucaristia será o centro da Assembleia Plenária dos Bispos dos EUA

Ao longo da Assembleia, os prelados tratarão sobre a aprovação da Declaração sobre o significado da Eucaristia na vida da Igreja.

Eucaristia sera o centro da Assembleia Plenaria dos Bispos dos EUA

Estados Unidos – Baltimore (19/10/2021 15:53, Gaudium Press) Entre os dias 15 a 18 de novembro será realizado na cidade norte-americana de Baltimore, Assembleia Plenária de outono da Conferência Episcopal dos Estados Unidos (USCCB). A abertura deste evento será presidida pelo núncio apostólico nos Estados Unidos, Dom Christophe Pierre, e pelo presidente da USCCB, Dom José H. Gomez.

Renascimento Eucarístico

Ao longo do encontro será analisado o plano trienal para um ‘Renascimento Eucarístico’ apresentado na plenária de junho pelo presidente da Comissão Episcopal para a Evangelização e a Catequese.

Intitulada ‘Reavivamento Eucarístico: Minha Carne para a Vida do Mundo’, esta iniciativa decorre dos resultados de um estudo apresentado em 2019 pelo ‘Pew Research Center’, que demonstra a escassa compreensão deste Sacramento que é central na vida de cada cristão.

USCCB

Triênio Eucarístico

Com previsão de início para o ano de 2022, o plano é constituído por três fases: a formação dos ‘missionários eucarísticos’; a missão de catequizar os fiéis sobre o significado autêntico da Eucaristia; e animar as iniciativas eucarísticas nas paróquias.

O auge deste triênio ocorrerá no ano de 2024, quando se convocará um Congresso Eucarístico Nacional. O evento se insere nos objetivos fixados pela Conferência Episcopal no plano de ação pastoral para o quadriênio 2021-2024

Declaração sobre o significado da Eucaristia na vida da Igreja

Durante os encontros, os prelados tratarão sobre a aprovação da Declaração sobre o significado da Eucaristia na vida da Igreja, preparada pela Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé.

Na terceira parte deste documento será incluída uma seção sobre ‘Coerência eucarística’, no qual se tratará sobre a dignidade para o acesso à Comunhão em referência a todos os fiéis que ocupam cargos públicos mas apoiam legislação contrária aos ensinamentos da Igreja. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas