Gaudium news > Espanha poderá ter Missas com fiéis a partir do dia 11 de maio

Espanha poderá ter Missas com fiéis a partir do dia 11 de maio

Durante as primeiras fases do relaxamento da quarentena a capacidade dos templos deverá ser limitada.

interior de templo católico gótico

Espanha – Madri (29/04/2020 10:00, Gaudium Press) O presidente do Governo da Espanha Pedro Sánchez, anunciou o plano de relaxamento da quarentena, no qual está incluído o retorno da celebração de Missas com a presença física de fiéis. Segundo o governante, o retorno será assimétrico e dependerá da evolução da pandemia em cada região.

O plano de relaxamento está dividido em quatro fases, de 0 a 3, sendo que cada uma terá duração de duas semanas, passando para a seguinte sempre que os indicadores forem favoráveis. A Espanha encontra-se atualmente na fase 0.

Capacidade dos templos deverá ser limitada

Na fase 1, com início previsto para o dia 11 de maio, ocorrerá o retorno das celebrações eucarísticas com fiéis presentes, no entanto, enquanto durar esta fase, a capacidade dos templos deverá ser limitada para um terço do total. Em algumas ilhas de Baleares e Canarias as Missas com fiéis já poderão retornar a partir do dia 5 de maio.

Na fase 2, prevista para o dia 25 de maio, as igrejas poderão ser ocupadas em até 50% de sua capacidade. O governo espanhol prevê que até o final de junho, o país tenha completado a fase 3 e voltado à “nova normalidade”.

Pedido do presidente da Conferência Episcopal Espanhola

No último domingo, 26 de abril, o Cardeal Juan José Omella, Arcebispo de Barcelona (Espanha) e presidente da Conferência Episcopal Espanhola (CEE) ressaltou que solicitou ao governo espanhol o retorno das celebrações eucarísticas com fiéis.

Cardeal Juan José Omella Arcebispo de Barcelona

No entanto, o prelado ressaltou a importância de sermos pacientes, rezarmos pelas autoridades e colaborar com elas. “Tudo com o fim de evitar contágios, especialmente das pessoas com mais riscos. Pois estamos diante de um vírus com uma grande potência de contágio”, advertiu.

Dentre as medidas de prudência adotadas estão o distanciamento social e o respeito pela capacidade dos templos, além da retirada da água benta das pias das igrejas, a proibição da saudação da paz, assim como as mostras de afeto às imagens substituídas por inclinações de cabeça ou reverências, para evitar o contato físico com as mesmas. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas