Gaudium news > Espanha perde um terço de seus seminaristas em apenas duas décadas

Espanha perde um terço de seus seminaristas em apenas duas décadas

Dia São José, Dia do Seminário. Os bispos espanhóis têm pouco a comemorar, muito a pensar, bastante a rezar: no país, os seminaristas talvez não chegam a mil.

Dia São José, Dia do Seminário. Os bispos espanhóis têm pouco a comemorar, muito a pensar, bastante a rezar: no país, os seminaristas talvez não chegam a mil.

Redação (02/03/2021, 17:10, Gaudium Press) No dia 19 de março, Solenidade de São José, é comemorado o Dia do Seminário. Este ano sob o lema “Pai e irmão, como São José”.

O objetivo desta jornada é refletir a figura de São José, pelos sacerdotes, em um ano em que, como se sabe, este santo assumiu um protagonismo maior, depois que o Papa declarou o Ano de São José.

Dados referentes a 2019-2020, indicam queda no número de seminaristas

Os dados não convidam ao otimismo.
Depois de semanas de solicitá-los, a Conferência Episcopal publicou os dados correspondentes ao ano letivo 2019-20, onde se verifica uma queda acentuada do número de seminaristas. Hoje eles são apenas 1.128.

Ou seja, um terço a menos do que no início do século, quando os seminaristas espanhóis eram 1.736. E que, então, já se sentia o declínio, mitigado alguns anos depois pela última visita de João Paulo II.

Chegamos a mil seminaristas na Espanha?

A crise não para por aí.
Diante do impacto do coronavírus e das dificuldades que estão sendo observadas, alguns responsáveis ​​pelos seminários, em privado, se perguntam: Chegamos a mil seminaristas na Espanha?

A Conferência Episcopal ainda não publicou os dados relativos ao presente ano letivo, mas informações vindas de diferentes fontes, sugerem que, pela primeira vez na história, o número de seminaristas poderia ter diminuído para mil, ou menos que isso.

O assunto foi abordado na última Comissão Permanente do Episcopado Espanhol, quando os bispos conheceram em primeira mão os novos e preocupantes dados.

Haverá meios para solucionar essa situação?

A CEE lançou o Plano de Formação Sacerdotal “Formando Pastores Missionários”, com o qual a Comissão Episcopal para o Clero e os Seminários quer realizar uma profunda renovação formativa nos seminários.

Soluções? Elas não aparecem à vista e nem existe algum debate sobre isso, embora alguns bispos tenham a esperança de que, depois da pandemia, haja um retorno à religiosidade e as vocações ao sacerdócio voltem a surgir. (JSG)

 

(Da Redação Gaudium Press, com informações e foto Religión Digital)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas