Gaudium news > Espanha: Igreja de Santa Teresa de Ávila recebe o título de Basílica menor

Espanha: Igreja de Santa Teresa de Ávila recebe o título de Basílica menor

O templo foi edificado sobre a casa natal da religiosa carmelita.

Igreja de Santa Teresa de Avila recebe o titulo de Basilica menor

Foto: Diócesis de Avila.

Espanha – Ávila (09/08/2022 12:31, Gaudium Press) O Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos concedeu o título de Basílica Menor à Igreja de Santa Teresa, edificada sobre a casa natal da religiosa carmelita na cidade espanhola de Ávila.

Intensificar o vínculo com a Igreja de Roma

De acordo com a Diocese de Ávila, o decreto que atende ao pedido feito pelo atual Administrador Apostólico da Diocese de Ávila e Arcebispo Coadjutor de Granada, Dom José María Gil Tamayo, chegou através do Núncio na Espanha, Dom Bernardito Auza.

Segundo o documento assinado pela instituição vaticana, a concessão do título de Basílica é uma forma de “intensificar o vínculo com a Igreja de Roma e com o Santo Padre, além de promover sua exemplaridade como centro de particular ação litúrgica e pastoral na Diocese”.

40 anos da visita do Papa São João Paulo II à Ávila

A dedicação do templo, através da qual o mesmo passará a ser reconhecido como Basílica Menor, será celebrada às 20h do próximo sábado, 27 de agosto, por Dom Gil Tamayo. O prelado ressaltou que este será um momento único na história da Diocese, que este ano comemora os 40 anos da visita do Papa São João Paulo II à Ávila.

“Será um presente que nos ajudará a manter a presença do sucessor de Pedro, recordando ao primeiro Papa que visitou Ávila”, afirmou Dom Gil Tamayo. O prelado destacou ainda que todos os fiéis e devotos de Santa Teresa de Jesus são chamados a participar da cerimônia, que ocorre dentro das celebrações pelo IV Centenário da Canonização da Santa espanhola.

Basílicas maiores e Basílicas menores

Existem dois tipos de Basílicas: as “maiores”, que são quatro, todas situadas em Roma: São Pedro, São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Extramuros; e as “menores”, que já passam de 1500 e estão distribuídas em todo o mundo. Dessas últimas, 65 se encontram no Brasil. A Basílica de Nossa Senhora Aparecida, localizada no interior de São Paulo, é a segunda maior Basílica do mundo em dimensões, perdendo apenas para a Basílica de São Pedro, no Vaticano.

O título de Basílica menor só pode ser concedido pelo Papa, para recebê-lo, a igreja deve ser reconhecida como um centro de atividade litúrgica e pastoral, sobretudo para as celebrações da Eucaristia, da Reconciliação e dos outros sacramentos, “sendo exemplar quanto à preparação e desenvolvimento, fiel na observância das normas litúrgicas e com a ativa participação do povo de Deus”, como destaca o decreto Domus Ecclesiae. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas