Gaudium news > Escritório Filatélico do Vaticano divulga temas das próximas emissões de selos

Escritório Filatélico do Vaticano divulga temas das próximas emissões de selos

Serão recordados: o X Encontro Mundial das Famílias, o 150º aniversário do nascimento de São Luís Orione, o Obelisco da Praça São Pedro e o Jubileu de 2025.

Museo filatelico e numismatico nei musei vaticani 00

Itália – Roma (13/04/2022 12:37, Gaudium Press) No próximo dia 16 de maio, o Escritório Filatélico do Vaticano realizará algumas emissões filatélicas na qual serão recordadas algumas efemérides importantes: o X Encontro Mundial das Famílias, o 150º aniversário do nascimento de São Luís Orione, o Obelisco da Praça São Pedro e o Jubileu de 2025.

Escritorio Filatelico do Vaticano divulga temas das proximas emissoes de selos 1

X Encontro Mundial das Famílias

Para celebrar o X Encontro Mundial das Famílias, que será realizado em Roma entre os dias 22 a 16 de junho de 2022, com o tema: “O amor em família: vocação e caminho de santidade”, o Escritório Filatélico do Vaticano se inspirou na obra criada pelo Padre jesuíta Marko Ivan Rupnik, “As bodas de Caná da Galileia”.

No centro da composição estão representados Jesus e uma figura feminina representando a Igreja e a Humanidade. À esquerda, os noivos com o rosto coberto por um véu, para retratar o mistério do casamento. O apóstolo depois, como o mestre de mesa nas bodas de Caná, derrama o vinho novo que fluiu do lado de Cristo para as famílias que, olhando para a imagem, tornam-se participantes da cena.

Escritorio Filatelico do Vaticano divulga temas das proximas emissoes de selos 2

150º aniversário do nascimento de São Luís Orione

Por ocasião dos 150 anos do nascimento de São Luís Orione, está sendo preparada uma edição conjunta entre Itália, Argentina (considerada por ele como sua segunda pátria), e a Soberana Ordem Militar de Malta. De autoria do pintor espanhol Raúl Berzosa, a imagem pintada apresenta alguns símbolos do carisma do sacerdote.

A rosa avermelhada, recorda o sinal que Maria deu à sua cidade natal, Pontecurone, no mês anterior ao seu nascimento, ocorrido em 23 de junho de 1872. Apesar de vários dias que se passaram, a flor não murchou. Já a imagem mariana reproduzida no selo no ombro do Santo representa a Mãe da Divina Providência, principal padroeira da Congregação por ele fundada. Por outro lado, um duplo símbolo representado por Cristo segurando a Basílica do Vaticano sobre o coração com a mão esquerda e com a direita, símbolo da ação de Deus, faz cair na mão direita de Dom Orione as lágrimas e o sangue dos pobres, que acendeu no Santo, e continua a acender em seu trabalho, o fogo sagrado da caridade.

Escritorio Filatelico do Vaticano divulga temas das proximas emissoes de selos 3

Obelisco da Praça São Pedro

Já para a série “Europa 2022” foi criado um folheto e dois selos inspirados no tema “Histórias e mitos”. O transporte do obelisco egípcio na Praça de São Pedro é reproduzido na imagem. Na ocasião, esse trabalho contou com a força de 900 homens e 140 cavalos. Pesando 327 toneladas o obelisco foi erguido. Apesar do silêncio imposto durante este serviço, um marinheiro da Ligúria, Bresca da San Remo, percebendo que as cordas que seguravam o obelisco estavam prestes a se romper devido à tensão excessiva, gritou: “Água nas cordas”. Sua percepção salvou aquela missão e ele foi recompensado pelo Papa com o título de capitão do primeiro regimento da linha pontifícia, além disso, sua família ganhou o privilégio de fornecer ao Vaticano os ramos usados ​​para o Domingo de Ramos.

Escritorio Filatelico do Vaticano divulga temas das proximas emissoes de selos 4

Jubileu de 2025

Como preparação para o Jubileu de 2025, também foi preparado um folheto e um selo de uma peregrinação ideal ao redor da Terra. O folheto retrata um povo caminhando em direção a Cristo, cuja túnica é decorada com bordados orientais. O selo reproduz o continente asiático ladeado pela imagem de Nossa Senhora da China, cujo Santuário, construído pelos jesuítas em She Shan em 1863, é o mais importante Santuário católico do país e um dos principais locais de peregrinação da Ásia. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas