Gaudium news > Enviado do Vaticano participa do centenário de coroação de Nossa Senhora de Altagracia, na República Dominicana

Enviado do Vaticano participa do centenário de coroação de Nossa Senhora de Altagracia, na República Dominicana

A República Dominicana celebra o encerramento do ano jubilar da coroação de Nossa Senhora de Altagracia, padroeira do país. Um enviado especial do Vaticano iniciou as cerimônias de encerramento

Redação (15/08/2022 11:35, Gaudium Press) Monsenhor Edgar Peña Parra, Substituto da Secretaria do Estado do Vaticano, foi enviado pelo Santa Sé para as celebrações finais do centenário da Coroação de Nossa Senhora de Altagracia, na República Dominicana.

O enviado especial do Vaticano celebrou a Missa na basílica Catedral, em Higüey”, no último domingo 14 de agosto. A Missa foi celebrada antes da peregrinação do milagroso quadro da Santíssima Virgem.

Monsenhor Peña Parra começou a homilia transmitindo as saudações do Santo Padre o Papa a todo o povo dominicano, por ocasião do primeiro centenário da padroeira do país.

Mais do que uma procissão, um compromisso

Na homilia, Monsenhor Peña Parra disse que a peregrinação é “um compromisso com Deus de levar a Jesus que recebemos na Eucaristia, e testemunhá-lo continuamente através de uma vida coerente com o Evangelho”.

O enviado da Santa Sé continuou explicando que esse testemunho de Jesus é “um compromisso de todos, cujo fruto será que nossa nação continue a ser uma terra consagrada a Maria, onde reine Jesus, como foi nos últimos cem anos”.

Um presente do Papa

Monsenhor Peña Parra vai permanecer na República Dominicana até a conclusão das celebrações do centenário de coroação no dia 18 de agosto.

Além de levar a saudação do Papa Francisco aos fiéis devotos de Nossa Senhora de Altagracia, o enviado do Vaticano depositou, aos pés do quadro da Virgem, uma rosa de ouro como homenagem filial do Papa.

Procissão de Nossa Senhora de Altagracia

Após a celebração da Missa iniciou-se a procissão rumo a São Domingos, a cerca de 170 quilômetros de distância. Antes porém, diante do Santuário decenas de cavalos e touros esperavam pelo quadro da padroeira. A chamada “Missa solene dos touros” é uma tradição muito antiga de devoção a Nossa Senhora de Altagracia.

A procissão contou com a participação de cerca de mil veículos e a presença de fiéis ao longo de todo o caminho até a capital.

O Arcebispo Primaz de São Domingos, Dom Francisco Ozoria Acosta, foi quem recebeu a Sagrada Imagem ao cair da noite junto com outros Bispos, sacerdotes e até a prefeita da cidade, Carolina Mejía.

Diversas celebrações

A festa da coroação de Nossa Senhora de Altagracia prevê celebrações e cerimônias ao longo de todo o dia 15 de agosto, segunda-feira.

Uma procissão partirá da Catedral de São Domingos e se dirigirá até o Santuário de Altagracia, construído em 1922.

Além da procissão, também está previsto um ato de consagração da nação a Nossa Senhora de Altagracia. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas