Gaudium news > “Encontro de Homens Australianos”: Bispos promovem engajamento de leigos na Igreja

“Encontro de Homens Australianos”: Bispos promovem engajamento de leigos na Igreja

O Arcebispo de Sydney reflete sobre a necessidade e importância de uma formação cristã para preparar homens leigos católicos afim de assumirem sua missão na família, na sociedade, na Igreja.

Arcebispo de Sydney reflete sobre a necessidade e importância de uma formação cristã para preparar homens leigos católicos afim de assumirem sua missão na família, na sociedade, na Igreja.

Sydney” – Austrália (17/08/2020, 15:20, Gaudium Press) Inspirar e encorajar os homens com uma visão própria para o discipulado pessoal, serviço e missão na Igreja e na sociedade”.
Foi assim que Dom Anthony Fisher, arcebispo de Sydney, em entrevista ao Padre Benedict Mayaki, Sj, definiu o “Australian Men’s Gathering 2020” (Encontro de Homens Australianos 2020).

O Encontro dos Homens é uma iniciativa apoiada pela Conferência Episcopal Australiana (ACBC).

Neste ano, devido às restrições causadas pela pandemia do coronavírus, não deverá ser um encontro nacional, mas será desenvolvido em eventos locais espalhados pelo país, estando disponíveis para isso quatro módulos de vídeo disponíveis online desde o último dia 15, sábado.

Objetivo: ver mais homens engajados na vida e missão da Igreja

Dom Fisher disse que na realidade, o Encontro de Homens Australianos nasce do desejo de ver mais homens engajados na vida e na missão da Igreja.
E esse objetivo surge especialmente porque –já de longa data– supõe-se que os homens não são tão comprometidos quanto as mulheres nos assuntos espirituais:
“Nossos homens são tão seres espirituais quanto nossas mulheres, e queremos que eles conheçam a Cristo, orem e tenham um senso de sua missão no mundo”, disse o arcebispo.

“Muitos homens de hoje estão incertos sobre o que é ser homem – o que significa masculinidade hoje”, acertadamente são críticos de certas versões de masculinidade que são violentas, opressoras e exploradoras:
“O Australian Men’s Gathering, portanto, tem como objetivo ajudar a criar “bons homens cristãos” que, como os apóstolos na comunidade cristã primitiva, perguntaram: “o que devemos fazer?” (Atos 2: 37) e este é o tema da Reunião dos Homens, disse Dom Fisher.

O interessante disso é que a iniciativa do Encontro partiu de leigos e de grupos de leigos que queriam se reunir, explicou Dom Fisher, acrescentando ainda que eles são homens de verdadeira paixão que amam suas famílias, comunidades e igrejas locais e querem dar o máximo de si.

O lugar do homem leigo na igreja, na família

Em sua entrevista o arcebispo de Sydney Fisher disse que há um lugar para pensar sobre os dons particulares dos homens na Igreja, sem cair no pensamento estereotipado errado de que todos os homens são líderes naturais em comparação com as mulheres.
Esses dons, explicou ele, podem estar ligados à cultura, à história, à situação, ao intelecto, entre outros.

Nesse sentido, comentou, os padres católicos têm o óbvio papel particular de ser o “pai sacerdotal e pastor da paróquia”. Eles, por sua vez, devem ser modelos de boa masculinidade cristã para outros homens que têm o papel de ser “um pai e um pastor em sua Igreja doméstica – sua família”.

Em tudo isso, disse o Arcebispo, o importante é como todos esses dons podem ser colocados a serviço do Reino de Deus.

Bons modelos de masculinidade cristã para hoje

O arcebispo Fisher observou que, ainda hoje em dia, muitas culturas estão confusas sobre o que é a masculinidade em geral – se é socialmente construída, ou uma realidade biológica natural, ou um pouco de ambas.
No entanto, afirmou o Arcebispo, uma vez que nossa fé afeta todos os outros aspectos de nossas vidas, seria muito estranho se não falasse também à nossa sexualidade e do gênero.

Ele acrescentou que alguns dos modelos de homens na história cristã são bons exemplos e os homens devem aprender com eles “construindo sobre o que deu errado ali e corrigindo-o em si mesmos, em seus filhos e na geração seguinte”.

Mas, além disso, continuou Dom Fisher, “temos a sabedoria de nossa tradição católica, as Escrituras e os grandes santos para nos dar exemplos sobre essas questões”: eles são “bons pontos de partida em nossa tradição”.

Em nossos dias, destacou, devido ao rompimento do casamento e da família em muitas culturas, muitos filhos crescem sem bons modelos ao seu redor. Para remediar isso, ele convidou os homens a recuperar a confiança, assumir suas responsabilidades e trabalhar em colaboração com mulheres e crianças para a melhoria da sociedade:

“Precisamos recuperar uma certa confiança sobre quem somos e o que podemos oferecer às mulheres, aos outros homens, às crianças e a toda a comunidade.”

Um papel para o homem durante a pandemia

Mesmo dentro da pandemia devemos, disse Dom Fisher, embora possamos ter que nos distanciar fisicamente, nunca devemos fazê-lo espiritualmente.
Como os primeiros cristãos que viviam em comunidade, devemos encontrar novas maneiras de compartilhar nossas vidas.
E os homens têm um papel importante para isso dentro da família, na sociedade e dentro da Igreja. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas