Gaudium news > Encontro anual dos Bispos do Brasil será realizado de forma virtual

Encontro anual dos Bispos do Brasil será realizado de forma virtual

Este será o primeiro encontro do episcopado com o novo núncio apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, que fará uma audiência on-line para os participantes.

Encontro anual dos Bispos do Brasil sera realizado de forma virtual 1

Redação (25/02/2021 15:30, Gaudium Press) Entre os dias 12 a 16 de abril será realizada a 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Por conta do atual contexto de pandemia, a Presidência da CNBB optou por realizar o encontro anual do episcopado brasileiro de forma on-line, através de videoconferência.

Uma comissão de canonistas estabelecida para ajudar na preparação da 58ª Assembleia Geral da CNBB apresentou as indicações aos bispos de que não poderão ser feitas votações que impliquem em alteração de texto legislativo, como as modificações referentes à concessão de ministérios às mulheres, a aprovação da tradução da Terceira edição do Missal Romano, o novo estatuto da Conferência e o próprio tema central da Assembleia. Tais assuntos serão somente debatidos para encaminhamento posterior.

Encontro anual dos Bispos do Brasil sera realizado de forma virtual 2

Tema da 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

A Assembleia terá como tema central o Pilar da Palavra proposto pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023). Apesar de não ser possível a votação de um documento, o tema “Casas da Palavra – Animação bíblica da vida e da pastoral nas comunidades eclesiais missionárias” será debatido.

Durante o encontro, os Bispos também fará uma análise de conjuntura do Ano Vocacional previsto para 2023; dos anos temáticos de São José e Família ‘Amoris Laetitia’, convocados pelo Papa Francisco; do Colégio Pio Brasileiro, das Comissões, organismos e Regionais; da criação do Regional Leste 3, das Edições CNBB, do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS); e da pandemia do novo coronavírus.

Dom Giambattista Diquattro

Primeiro encontro dos Bispos com o novo núncio apostólico no Brasil

Seguindo o costume, os Bispos aprovarão mensagens ao Papa Francisco, à Congregação para o Clero e ao povo brasileiro. Além disso, ao longo da assembleia, também serão apresentados os relatórios do presidente e o econômico. Este será o primeiro encontro do episcopado com a presença do novo núncio apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, que fará uma audiência on-line para os participantes.

Outro costume que será seguido, é o retiro dos Bispos, que está marcado para a manhã da quinta-feira, 15 de abril, sendo conduzido pelo Cardeal Sean Patrick O’Malley, Arcebispo de Boston, Estados Unidos. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas