Gaudium news > Encontrar Cristo significa descobrir a paz do coração, diz Papa na Segunda-feira do Anjo

Encontrar Cristo significa descobrir a paz do coração, diz Papa na Segunda-feira do Anjo

A “Segunda-feira do Anjo”, recorda o encontro do anjo com as mulheres que foram ao túmulo de Jesus e ele anunciou a elas: “Sei que procurais Jesus, o crucificado”. Ele não está aqui. Ele ressuscitou”.

A “Segunda-feira do Anjo”, recorda o encontro do anjo com as mulheres que foram ao túmulo de Jesus e ele anunciou a elas: "Sei que procurais Jesus, o crucificado". Ele não está aqui. Ele ressuscitou".

 

Cidade do Vaticano (05/04/2021, 11:34, Gaudium Press) Nesta segunda-feira Oitava da Páscoa, 05/04, conhecida também como “Segunda-feira do Anjo”, o Papa Francisco rezou a oração mariana do Regina Coeli a partir da Biblioteca do Palácio Apostólico.

Assim como só um anjo poderia dizer a Maria: “Conceberás e darás à luz um filho”, só um Anjo poderia dizer que Jesus havia ressuscitado

Francisco iniciou suas palavras explicando que “A segunda-feira após a Páscoa também é chamada Segunda-feira do Anjo, porque recordamos o encontro do anjo com as mulheres que foram ao túmulo de Jesus”.

Naquela manhã, o anjo disse para elas:
“Sei que procurais Jesus, o crucificado”. Ele não está aqui. Ele ressuscitou”.
Esta expressão “Ele ressuscitou” está além das capacidades humanas. Também as mulheres que foram ao túmulo e o encontraram aberto e vazio, não podiam afirmar: “Ele ressuscitou”, mas apenas que o túmulo estava vazio. Que Jesus havia ressuscitado podia dizer somente um anjo, assim como um anjo pode dizer a Maria: “Conceberás e darás à luz um filho […] e ele será chamado Filho do Altíssimo”.

Houve um grande terremoto, um anjo do Senhor, de fato, desceu do céu, se aproximou, rolou a pedra e sentou-se sobre ela

Dando continuidade a suas palavras, disse o Pontífice:
“O evangelista Mateus relata que naquela manhã de Páscoa “houve um grande terremoto”. Pois um anjo do Senhor, de fato, desceu do céu, se aproximou, rolou a pedra e sentou-se sobre ela”.

Francisco explicou frisando que:
“Essa grande pedra, que deveria ter sido o selo da vitória do mal e da morte, foi colocada sob os pés (…)  Todos os planos e defesas dos inimigos e perseguidores de Jesus foram vãos. A imagem do anjo sentado na pedra do sepulcro é a manifestação concreta e visível da vitória de Deus sobre o mal, da vitória de Cristo sobre o príncipe deste mundo, da luz sobre as trevas. O túmulo de Jesus não foi aberto por um fenômeno físico, mas pela intervenção do Senhor. ”

A reação dos Guardas incapazes de enfrentar o poder esmagador de Deus e a reação das mulheres convidadas a não temerem: “Não tenham medo! ”

O Papa destacou a aparência do Anjo lembrando São Mateus:  ‘era como um relâmpago, e suas vestes, brancas como a neve’.
“Estes detalhes são símbolos que afirmam a intervenção do próprio Deus, portador de uma era nova, dos últimos tempos da história”, sublinhou o Pontífice.

Segundo afirmação de Francisco, “diante desta intervenção de Deus, há uma dupla reação. A dos guardas, que são incapazes de enfrentar o poder esmagador de Deus e são abalados por um terremoto interior: ficaram atordoados.
O poder da Ressurreição derruba aqueles que haviam sido utilizados para garantir a aparente vitória da morte”.

Já a reação das mulheres foi bem diferente, recordou o Papa: Elas foram, expressamente convidadas pelo anjo do Senhor a não temerem: “’Não tenham medo!’ e a não procurar Jesus no túmulo”.

Não nos cansemos jamais de buscar o Cristo ressuscitado, que dá vida em abundância àqueles que o encontram

Em seguida, o Papa Francisco comentou que “Das palavras do anjo, podemos colher um ensinamento precioso: não nos cansemos jamais de buscar o Cristo ressuscitado, que dá vida em abundância àqueles que o encontram.

Encontrar Cristo significa descobrir a paz do coração. As mesmas mulheres do Evangelho, após a angústia inicial, experimentam uma grande alegria em encontrar o Mestre vivo. ”

Agora a alegria de Maria é plena: Jesus vive, o Amor venceu. Que seja também a nossa alegria!

“Nesta Páscoa, –disse o Papa– desejo a todos que façam a mesma experiência espiritual, acolhendo em seus corações, lares e famílias o alegre anúncio da Páscoa: “Cristo ressuscitado não morre mais, a morte não tem mais poder sobre ele”.

“Esta certeza nos leva a rezar, hoje e durante o período pascal: “Regina Caeli, laetare – Rainha dos Céus, alegrai-Vos”. O anjo Gabriel saudou-a desta forma pela primeira vez: “Alegrai-vos, cheia de graça! Agora a alegria de Maria é plena: Jesus vive, o Amor venceu. Que seja também a nossa alegria!”, concluiu o Papa. (JSG)

 

(Com informações e Foto Vatican News)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas